Minas Gerais

ALIMENTO

Sul de Minas: rede de produtos orgânicos faz dez anos e realiza encontro de agroecologia

Com fartura e cultura, evento acontece na cidade de Inconfidentes (MG) em 10 de dezembro

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
OSM leva produtos orgânicos e agroecológicos para mais de 50 municípios da região - Reprodução - @organicos_sul_de_minas

Se você mora no Sul de Minas Gerais, certamente, já se deparou com algum dos produtos da Orgânicos Sul de Minas (OSM), mesmo sem saber. Café, banana, verduras, legumes e frutas orgânicas ou agroecológicas são alguns dos cultivos da OSM, além de alimentos processados. Uma rede que completa hoje dez anos.

Para comemorar, a OSM realiza o primeiro Encontro de Agroecologia da Orgânicos Sul de Minas, no dia 10 de dezembro (sábado), das 9h às 17h, na cidade de Inconfidentes (MG). As inscrições estão abertas por formulário, disponível aqui.

Na praça da cidade, os produtores fazem um dia de fartura e cultura. Também no sábado, qualquer pessoa pode participar de palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e feira de produtos agroecológicos e sementes crioulas.


1º Encontro de Agroecologia da Orgânicos Sul de Minas é realizado com apoio de diversos parceiros / Foto: Reprodução OSM

“Se puder, traga um alimento para ser compartilhado no café da manhã solidário na praça. Assim, teremos uma mesa farta e todo mundo começará o dia muito bem alimentado”, convidam os organizadores do evento.

O que é a OSM?

A Orgânicos Sul de Minas é uma central de associações, cooperativas e grupos de produtores orgânicos da região Sul de Minas Gerais. Atualmente, conta com agricultores e agricultoras espalhados em mais de 50 municípios da região.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Junto à Rede Sisal, constrói rotas de comercialização em Minas e em outros estados, proporcionando que alimentos orgânicos e agroecológicos cheguem aos consumidores da cidade, pelas feiras, cestas e comercialização direta e indireta.

:: Leia também Articulação pioneira de BH incentiva produção e consumo de alimentos da agricultura familiar ::

A OSM desenvolve ainda projetos participativos de produção, multiplicação e armazenamento de sementes. Saiba mais no perfil do Instagram @organicos_sul_de_minas.

Edição: Larissa Costa