Pernambuco

SAÚDE

Hemope inicia campanha de doação de sangue para o Carnaval 2023

A expectativa é aumentar o número de doações em cerca de 30%, isto é, em torno de 100 bolsas de sangue a mais por dia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Hemope é o principal hemocentro do estado, sendo o único público - Hemope/Divulgação

Com o mote "É carnaval: A alegria voltou! E a festa começa com sua doação", a Fundação Hemope convoca a população para reforçar o estoque de sangue durante o período carnavalesco. A campanha iniciou oficialmente nesta semana.

Leia: Dia Mundial do Doador de Sangue: confira histórias de quem escolheu realizar esse gesto

A expectativa é aumentar o número de doações em cerca de 30%, isto é, em torno de 100 bolsas de sangue a mais por dia, garantindo, assim, estoque de sangue para atender a demanda transfusional das Unidades Hospitalares. "Contamos com a solidariedade do povo pernambucano, pois neste período o estado recebe muitos turistas, o que aumenta consideravelmente o quantitativo de foliões nas ruas", pontuou a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.

Como doar

É necessária estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg; estar descansado; estar alimentado e portando documento original, com foto.Para acessar as dependências do Hemope, é necessário usar máscara.

Leia mais: Com baixa de 50% no estoque, Hemope convoca doadores de sangue

Edição: Vanessa Gonzaga