Ceará

Posse

Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do Ceará

Entre os novatos, Missias do MST ocupou o parlamento com a presença massiva de representantes dos movimentos populares

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Com nove mulheres eleitas para esta legislatura, a bancada feminina é a maior na história de 188 anos da Assembleia Legislativa do Ceará. - Foto: Amanda Sobreira

Os 46 deputados estaduais eleitos pelo povo do Ceará tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.  Com 22 novos parlamentares, representando 45% da renovação, a casa do povo, como é carinhosamente chamada pela população, ganha fôlego para debates sociais de combate à fome, em defesa das mulheres e por uma comunicação responsável e de qualidade. 

Um dia histórico para o Movimento dos Sem Terra (MST), que ocupou as galerias do Plenário 13 de Maio para assistir a posse do deputado estadual Missias do MST (PT), eleito como representante do movimento, com mais de 44.800 votos. "É um dia muito emocionante para mim, a pessoa Missias, porque sei que estou representando o projeto dos movimentos do campo e das cidades e nós vamos continuar trabalhando juntos, trazendo as pautas do nosso povo e da classe trabalhadora para os debates. É simbólico a presença de alguém que veio da classe trabalhadora, do porão da casa grande, negado historicamente pelas elites, está aqui ocupando esse espaço. Sei do meu papel de representar e lutar para que as nossas causas sejam atendidas e nossos projetos pautados", destacou o parlamentar.

Administrador, assentado da reforma agrária e militante, Missias afirma que vai priorizar as pautas de combate à fome no seu mandato. “Entendemos que essa é a maior urgência. É inadmissível que um país como o nosso, com tantos recursos, tenha gente catando comida no lixo porque não consegue merendar, almoçar e jantar.  O Estado brasileiro precisa dar resposta a isso e nós precisamos fortalecer essa pauta".

O combate à fome tem um aliado de peso na Assembleia Legislativa. Indo para o terceiro mandato de deputado estadual, Renato Roseno (Psol) também elenca a pauta como prioridade para os próximos quatro anos. O parlamentar ressaltou seu compromisso com os direitos humanos e destacou o trabalho das cozinhas comunitárias, que fornecem milhares de refeições sem apoio do poder público, ajudando comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. “Acredito que o governador Elmano vai ter as melhores condições de dialogar com Brasília porque o Bolsonaro se negava a receber o governador do Ceará. Agora, temos um presidente que convocou todos os governadores, inclusive, os que não o apoiam, para dizer que a porta está aberta para reconstruir o Brasil e, na minha avaliação, o Ceará pode dar sua contribuição no enfrentamento à fome", afirmou o deputado.

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece, Renato disse que irá se dedicar com mais afinco às políticas de prevenção à violência contra a mulher. O parlamentar defende a ampliação de iniciativas, especialmente no Nordeste, para combater a cultura do machismo que resultou na morte de 21 mulheres cearenses nos primeiros 23 dias de 2023, tornando o mês de janeiro, como o mais violento para as mulheres, nos últimos seis anos. 

Renato Roseno e a deputada Dra. Silvana (PL) foram secretários da cerimônia de posse e conduziram a chamada dos eleitos diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na sequência, os parlamentares diplomados fizeram o juramento, firmando o compromisso de guardar as constituições da República e do Estado e desempenhar, com lealdade, dedicação e honestidade, o mandato que lhes foi confiado pelo povo cearense.


Missias do MST (PT) afirma que vai priorizar as pautas de combate à fome no seu mandato. Renato Roseno (Psol) também elenca a pauta como prioridade para os próximos quatro anos. / Foto: Amanda Sobreira

Seguindo o rito de posse, os deputados elegeram a Mesa Diretora que irá acompanhar e fiscalizar os trabalhos e o funcionamento da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024. Em votação aberta, a chapa única foi eleita por unanimidade, tendo o deputado Evandro Leitão (PDT) como presidente da Mesa. Nesta quinta-feira (02), os trabalhos serão abertos após a leitura da mensagem governamental de Elmano de Freitas, elencando as prioridades da gestão para os próximos quatro anos. 

Além de Evandro Leitão, reconduzido à presidência, a nova Mesa empossada é formada pelos deputados: Fernando Santana (PT), como 1º vice-presidente; Osmar Baquit (PDT), como 2º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), como 1º secretário; Juliana Lucena (PT), como 2ª secretária; João Jaime (PP), como 3º secretário; e Oscar Rodrigues (União), como 4º secretário. Os deputados David Durand (Republicanos), Emília Pessoa (PSDB) e Luana Ribeiro (Cidadania) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Bancada feminina

Com nove mulheres eleitas para esta legislatura, a bancada feminina é a maior na história de 188 anos da Assembleia Legislativa do Ceará. Com a ampliação da representatividade, parlamentares como a deputada estadual Larissa Gaspar (PT), garante continuar sua trajetória de luta como vereadora de Fortaleza. A parlamentar destacou o novo momento do país com a eleição do presidente Lula, do governador Elmano e do senador Camilo Santana, todos do PT. “Todos estão bem posicionados para contribuir com o fortalecimento das políticas sociais e do desenvolvimento econômico do nosso estado e do nosso país com a garantia da dignidade humana. A gente entra com muita esperança de construir muita luta por todo o Ceará, de manter nosso posicionamento histórico no enfrentamento à violência contra a mulher, a geração de emprego e renda, garantir moradia digna para a população, o fortalecimento de políticas culturais, a partir do resgate do Minc. Estamos cheias de ideias e sugestões para combater a fome, a pobreza e contribuir para que o governo Elmano deixe um grande legado para o povo do Ceará", elencou Larissa.

Para o Brasil de Fato, a deputada estadual Lia Gomes (PDT), irmã de Ciro, Cid e Ivo Gomes, confirmou que assume a Procuradoria Especial da Mulher na Alece depois de uma reunião de alinhamento com o presidente da casa, Evandro Leitão. Lia é a única mulher eleita pelo PDT, partido que tem a maior bancada da Assembleia com 13 deputados.  A parlamentar irá coordenar o equipamento com o desafio de superar o trabalho desenvolvido pela ex-deputada Augusta Brito (PT), que assume vaga no Senado como 1ª suplente de Camilo Santana, novo ministro da educação do Governo Lula. “Assumi o compromisso de trabalhar para ampliar ainda mais o trabalho da Procuradoria da Mulher no interior do estado, para que todas as mulheres do Ceará tenham um ponto de apoio em casos de violência. Além disso, sempre militei em favor da população LGBTQIA+ e continuarei lutando por essa população composta de muitas mulheres", explicou. 

Nova composição da Alece

Os parlamentares que reconquistaram assento são: Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), Dra. Silvana (PL), Renato Roseno (Psol), Osmar Baquit (PDT), David Durand (Republicanos), Guilherme Landim (PDT), João Jaime (PP), Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Agenor Neto (MDB), Queiroz Filho (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Moisés Braz (PT), Salmito (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Davi de Raimundão (MDB), Lucílvio Girão (PSD), Júlio César Filho (PT), Fernando Hugo (PSD), e apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

Tomam assento no Parlamento cearense pela primeira vez os deputados Carmelo Neto (PL), Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Cláudio Pinho (PDT), Alcides Fernandes (PL), Antonio Henrique (PDT), Lia Gomes (PDT), De Assis Diniz (PT), Firmo Camurça (União), Alysson Aguiar (PCdoB), Dr. Oscar Rodrigues (União), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Missias Dias (PT), Sargento Reginauro (UB), Larissa Gaspar (PT), Felipe Mota (UB), Emilia Pessoa (PSDB), Lucinildo Frota (PMN), Oriel Filho (PDT), e Stuart Castro (Avante).


Os 46 deputados estaduais eleitos pelo povo do Ceará tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. / Foto: Amanda Sobreira

 
Suplentes 

Três suplentes também foram empossados com a licença dos deputados Moisés Braz (PT), Salmito (PDT) e Zezinho Albuquerque (PP), que assumem secretarias do estado. Prestaram compromisso de posse para ocupar seus assentos os suplentes imediatos, deputados Nizo Costa (PT), Bruno Pedrosa (PDT), e Antonio Bie (Progressistas), respectivamente.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa