Minas Gerais

LEGISLATIVO

Com grande participação popular, seis novos vereadores assumem em BH

Bruno Pedralva, Cida Falabella e Wagner Ferreira se comprometeram com a defesa da democracia e de pautas populares

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Empossados na primeira reunião plenária de 2023 para um mandato de dois anos, parlamentares substituem colegas que deixaram a Casa - Foto: Ernandes/CMBH

Uma cerimônia que começou às 14h30 na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na quarta (1), empossou seis novos vereadores e vereadoras para o mandato até 2024. Eles entram nas vagas de outros seis parlamentares, que se retiraram para assumir cargos de deputados estaduais e federais.

O tom no plenário foi de forte presença popular. Apoiando os vereadores de esquerda Bruno Pedralva (PT), Cida Falabella (PSOL) e Wagner Ferreira (PDT), os visitantes eram em sua maioria representantes de movimentos populares, conselhos de saúde, artistas e servidores da Justiça.

Assumiram ainda os vereadores Maninho Félix (PSD), Uner Augusto (PRTB) e Loíde Gonçalves (Podemos).

Compromissos

Bruno Pedralva pediu a fala para declarar que entra na Câmara como representante das entidades ligadas às políticas de saúde e movimentos populares belo-horizontinos. Médico da família, Pedralva disputou sua primeira eleição em 2020, ficando como suplente. Com a saída de Macaé Evaristo (PT), que se tornou deputada estadual, Pedralva assume.

O vereador recém-empossado aproveitou para se posicionar contra o Projeto de Lei 434/22, que trata sobre a reforma da Previdência dos servidores municipais.

“Vamos trazer a luta da saúde, do SUS e dos conselhos de saúde. Temos agora um lugar no parlamento para dialogar o povo de Belo Horizonte”, enfatizou.


Vereador Bruno Pedralva (PT) assume seu primeiro mandato / Foto: Ernandes/CMBH

Na sequência, o recém-empossado Wagner Ferreira também fez uso da palavra. O vereador é servidor público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais há 20 anos e líder sindical há 13. Foi eleito com grande apoio sindical da área, sendo o principal deles o Sindicato dos Servidores da Justiça da 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (Sinjus).

Além da defesa do serviço público e direitos trabalhistas, Wagner atua contra o Regime de Recuperação Fiscal, proposta que o governador Romeu Zema (Novo) tenta implementar em Minas Gerais. O vereador lembrou da medida em sua fala e enalteceu mobilizações municipais.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Hoje temos lutas importantes em defesa do Plano Diretor, em defesa das moradias, a luta do sindicalismo, da qual eu faço parte. Estamos abertos para construir uma cidade melhor para os belo-horizontinos, mas seremos assertivos nos nossos posicionamentos em defesa da democracia”, discursou.

Cida Falabella (PSOL) também aproveitou para saudar o público na galeria da Câmara Municipal. A vereadora entra na vaga deixada por Bella Gonçalves (PSOL), que foi empossada também na quarta (1) como deputada estadual. Cida assume seu segundo mandato.

Em seu discurso, relembrou sua história, entremeada com a história brasileira, dos últimos sete anos, em que fez questão de enfatizar com orgulho: “virei avó”. “Hoje é dia de honrar esse legado. Assumo o cargo de vereadora enquanto Bella toma posse na Assembleia Legislativa e Célia Xacriabá ocupa a Câmara dos Deputados em Brasília”, disse.

Edição: Larissa Costa