Pernambuco

CARNAVAL

Galo da Madrugada retorna em 2023 com tema "Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas"

Maior bloco de Carnaval do mundo volta às ruas após dois anos e espera reunir mais de 2 milhões de foliões

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Foliões se divertem no Galo que homenageia Ary Nóbrega e Claudinor Germano - Rodolfo Rodrigo

O maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, retorna às ruas do Recife em 2023 após dois anos sem desfilar. Com o tema "viva a vida, viva o Frevo, viva Enéas", o bloco homenageia o artista plástico Ary Nóbrega e o cantor Claudinor Germano.

Com um percurso de 6,5 km, o desfile marca a 44ª edição do Galo da Madrugada e deve gerar renda para cerca de 20 mil trabalhadores diretos e indiretos. O bloco não sai desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, e retorna com mais de 2 milhões de pessoas esperadas para participar do desfile.

O Galo da Madrugada é uma das maiores tradições do Carnaval pernambucano e tem uma importância cultural e econômica para a região. O bloco é conhecido por sua grandiosidade e animação, com seus bonecos gigantes e bandas de frevo que animam a multidão.


Animação e criatividade fazem parte do Galo da Madrugada. / Rodolfo Rodrigo

Enquanto curtiam o desfile, alguns foliões falaram sobre a emoção de participar de um evento tão grandioso. "O Galo da Madrugada é uma festa maravilhosa e a felicidade é única. Depois de anos sem carnaval e de ter sobrevivido a COVID-19, é uma dádiva Deus nos presentear com o carnaval", disse o turista Juliano Ferreira.

Outro folião, o recifense João Pedro, destacou a importância do Galo da Madrugada para a economia local. "Além de ser um evento cultural importante, o Galo da Madrugada gera muitos empregos e movimenta a economia da cidade", afirmou.

Com a retomada do desfile do Galo da Madrugada em 2023, a cidade do Recife espera movimentar a economia local e proporcionar um momento de alegria e descontração para a população e os turistas que visitam a cidade durante o Carnaval.

Edição: Elen Carvalho