Rio Grande do Sul

ESPORTE

2º Festival de Natação em Águas Abertas de Tapes (RS) está com inscrições abertas

Evento para praticantes amadores de natação ocorre de 17 a 19 de março de 2023 na cidade às margens da Lagoa dos Patos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Visão área do Festival de Natação em Águas Abertas de Tapes (RS) - Foto: Renan Moraes

Estão abertas as inscrições para 2º Festival de Natação em Águas Abertas de Tapes (RS), que ocorre de 17 a 19 de março. O evento, destinado a praticantes amadores de natação, busca fomentar o esporte na região da Costa Doce e dar continuidade à tradição da cidade gaúcha situada às margens da Lagoa dos Patos, conhecida como o "Berço Mundial de Águas Abertas".

A expectativa de participação pela comissão organizadora é de 200 atletas de diferentes estados do Brasil. A iniciativa ainda promove a integração de crianças, jovens e adultos, estimulando-os ao hábito da prática esportiva, à vida saudável e à preservação ambiental. A atração inclui ainda shows, feira de artesanato e agricultura familiar.

A inscrição deve ser realizada pelo Sprinta, no link bit.ly/festival-tapes. As taxas são entre R$ 100,00 e R$ 160,00. As idades variam de 15 a 60 anos, em provas de 250 a 7.600 metros. Todos os atletas inscritos receberão uma medalha de participação. Ainda haverá troféus até o 5º lugar de classificação em cada categoria.

Cidade com tradição na natação

Historicamente, Tapes foi a primeira cidade do Brasil a sediar uma etapa de Mundial de Natação em Águas Abertas, em 1995. O município foi laboratório para o esporte se desenvolver até tornar-se modalidade dos Jogos Olímpicos a partir de 2008. Ana Marcela Cunha, brasileira campeã olímpica na maratona aquática em Tóquio, nadou em Tapes em 2010, quando tinha 18 anos.

Em 2022, os organizadores Cândido Nunes (produtor de eventos), Japur Daniel Conter de Almeida (educador físico e produtor de eventos esportivos) e o professor Wilson Mattos (grande nome da natação gaúcha) resolveram resgatar esse potencial da cidade com o 1º Festival de Natação de Tapes. Entre seus objetivos atuais, estão a finalização da Praça Olímpica e da instalação de Raia Olímpica no local, para transformar Tapes na capital do turismo esportivo.

Localizada em uma enseada da Lagoa dos Patos, a cidade tem favorecida sua raia de natação. A geografia de Tapes garante segurança para os nadadores. Além da balneabilidade, o professor Wilson Mattos, responsável técnico pelas provas da competição, destaca ainda a qualidade e limpeza das águas, que não são afetadas pela poluição.

O festival começa no dia 17 de março (sexta-feira) com um congresso técnico e continua no sábado, às 9h, com a Travessia do Pontal de Tapes. Às 17h, começa a confraternização na Praia Central. No domingo (19), às 9h, é a vez das provas do Circuito de Águas Abertas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira