Paraná

IMPOSTOS

Aumento do ICMS de milhares de produtos entra em vigor no Paraná

Governo Ratinho aumenta impostos de alimentos, medicamentos e bebidas

Curitiba (PR) |
O Paraná teve crescimento de receita de 26% e na nominal de 121%. Saltou de R$ 15,8 bilhões em 2021 para quase R$ 20 bilhões em 2022 - Rodrogo Felix Leal _ ANPR

Nesta segunda-feira (13), entrou em vigor no estado do Paraná o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em diversos produtos, como alimentos, medicamentos, bebidas, roupas e eletroeletrônicos. A informação foi divulgada pela Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O aumento foi proposto pelo governo de Ratinho Jr. em dezembro de 2022 e aprovado pela bancada de apoio ao governo. No entanto, o Bloco PT/PDT votou contra. Parlamentares da oposição também apresentaram um pacote de emendas para impedir o aumento da alíquota base do ICMS para 19%, mas a proposta foi rejeitada pelo governo.

Com o aumento, muitos produtos terão suas alíquotas de ICMS elevadas para 20%. A medida tem gerado insatisfação entre os consumidores e comerciantes do estado, que preveem aumento nos preços dos produtos afetados pela mudança na alíquota do imposto.

Edição: Lucas Botelho e Frédi Vasconcelos