Rio de Janeiro

SANEAMENTO

Deputados do RJ cobram da Águas do Rio cronograma de investimentos para cada município

Para presidente da comissão de saneamento da Alerj, serviço de concessionária deixa a desejar para a população

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cedae relógio
Além da Águas do Rio, concessionárias Iguá e Rio+ serão ouvidas em abril pela comissão da Alerj - Divulgação

Os deputados estaduais do Rio de Janeiro vão solicitar à concessionária Águas do Rio o detalhamento do cronograma financeiro para cada município e região abrangida pelos serviços de água e esgoto da empresa. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última quarta-feira (22).

Leia mais: Privatização de água e saneamento traz 'sérios riscos de violação de direitos', diz pesquisador

Os parlamentares também cobraram o planejamento de investimentos para os municípios da Baixada Fluminense, que apresentam desabastecimento de água. A Águas do Rio, concessionária da Aegea, é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário dos Blocos 1 e 4, abrangendo 27 municípios do estado do Rio e 124 bairros da capital, atendendo a 10 milhões de pessoas.

Para o presidente da comissão, deputado Jari Oliveira (PSB), após dois anos de concessão, é notório que o serviço deixa a desejar para a população fluminense.

"Eu e os demais deputados membros da comissão solicitamos que a Águas do Rio apresente, até o dia 8 de abril, o cronograma financeiro do que foi gasto em cada município e para os bairros da Zona Norte na rede de água e esgoto”, disse.

O diretor-superintendente da capital da Águas do Rio, Sinval Andrade, explicou que os investimentos dependem da conclusão do Plano Diretor de Água e Esgoto de todos os municípios da área de concessão, prevista para maio. Mas que, apesar disso, no primeiro ano de concessão foi aplicado cerca de R$1 bilhão para intervenções emergenciais nos municípios.

"Nós já fizemos um plano inicial de necessidades que havíamos identificado. Fizemos 100 obras logo nos primeiros dias de concessão nos municípios", disse Sinval, acrescentando que mais de 3,3 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas obras e 250 mil, que nunca tiveram acesso à água, tiveram pela primeira vez.

Sem água na torneira

Presente no encontro, a deputada Lucinha (PSD) reforçou a necessidade de que a Águas do Rio apresente o cronograma de investimentos para cada município, principalmente na Baixada Fluminense.

"Em 2022, o BNDES aprovou mais de R$15 bilhões para a concessionária na área de investimento. A empresa ganhou a concessão, continua cobrando do morador que não tem água na torneira e os investimentos que deveriam ser realizados não são feitos”, cobrou a parlamentar.

Leia também: Com Lula, ato pelo direito à cultura lança decreto de fomento no Theatro Municipal do Rio

Em abril, outras duas concessionárias de água e esgoto também serão ouvidas na comissão. No dia 4 de abril será a vez da concessionária Iguá Saneamento, já no dia 28 de abril será a Rio+ Saneamento.

Já no dia 12 de abril, haverá uma audiência pública para que os deputados debatam, junto à população, a melhoria no serviço de concessão de água e esgoto no estado.

Edição: Eduardo Miranda