Distrito Federal

VACINAÇÃO

Distrito Federal apresenta baixa procura para vacina bivalente contra a Covid-19

Dados da Secretaria de Saúde mostram que apenas 9,7% da população tomou dose bivalente

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A vacina bivalente só é aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose - Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou fim da emergência em saúde por Covid-19 no dia 5 de maio. A declaração, no entanto, não dispensa a vacinação como proteção conforme pronunciamento em TV e rádio da ministra da saúde, Nísia Trindade. Dados da cobertura vacinal no Distrito Federal preocupa Secretaria da Saúde, já que apenas 9,7% da população foi vacinada com a vacina bivalente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda (08), somente 274.360 doses da vacina bivalente foram aplicadas no DF. Ela começou a ser aplicada para a população acima de 18 anos no dia 25 de abril. Segundo dados da Secretaria de Saúde, considerando a vacinação entre setembro de 2021 e maio de 2023, apenas 43% da população tomou até a 2ª dose de reforço.

Outros dados mostram que 81,4% da população se vacinou com a 1ª dose, 78% com a segunda dose e 50,5% com a 1ª dose de reforço. Vale ressaltar que a Pfizer bivalente só é aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose e doses da vacina monovalente estão disponíveis para a população a partir dos 06 meses de vida.

Para se vacinar é necessário levar documento de identificação e cartão de vacina onde constem as doses já recebidas de covid-19. Já as pessoas imunocomprometidas precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório.

Verifique os locais de vacinação no Distrito Federal por meio do site da Secretaria de Saúde.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino