Rio Grande do Sul

FORMAÇÃO

Zona Criativa Unijuí promove oficinas gratuitas sobre inovação, empreendedorismo e criatividade

Serão 15 cursos que ocorrem de forma presencialmente no Espaço + Inovação Unijuí, em Ijuí (RS), e também online

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas - Reprodução

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) lançou um programa de formação aberto à comunidade, o Zona Criativa Unijuí, com oficinas gratuitas sobre tecnologias, empreendedorismo e criatividade. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. As diferentes formações iniciam a partir do dia 31 de maio.

Serão 15 oficinas com nomes importantes da cena regional e nacional que estão conectados com o desenvolvimento de projetos e tecnologias inovadoras. Além de gratuitas, as oficinas são para pessoas que querem qualificar ou criar seus empreendimentos a partir de ferramentas e metodologias criativas que são tendências de mercado.

As atividades acontecerão presencialmente no Espaço + Inovação Unijuí em Ijuí e também de maneira online.

A programação traz temas como: Realidade Aumentada, Storytelling, Redes Socias, Tecnologia LoRa, Robótica, Product Design, Design de Futuros, Jogos, Economias e Cidades Criativas, Gamificação, Plataformas Imersivas, Drones, Mundo Maker, criatividade e metodologias de criação.

Com essa diversidade de oficinas, destaca a universidade, “a Zona Criativa reflete o recente título de Capital Nacional das Etnias concedido à cidade de Ijuí, colocando mais uma vez a cidade e a Unijuí em posição de liderança e destaque no RS por sua pluralidade”.

Além de participar das oficinas, o público poderá fazer parte do mapa de criativos e empreendedores da Zona Criativa Unijuí, por meio de um cadastro que será disponibilizado no site do programa. 

No final do ano também acontecerá o Encontro da Zona Criativa Unijuí com atrações culturais, rodas de conversa, talks e outras atividades abertas para os participantes planejarem os próximos passos desta rede de empreendedores e criativos da região noroeste do estado.

Para acompanhar tudo que irá acontecer basta seguir o perfil da @_zonacriativa no Instagram. As inscrições serão realizadas através do site www.unijui.edu.br/zonacriativa.

O projeto foi aprovado no Edital Sedac nº 5/2022 FAC Territórios Criativos e é uma realização da Unijuí.

Espaço + Inovação

O Espaço + Inovação Unijuí é um centro de inovação da Unijuí fundado em 2022 na cidade de Ijuí. Já realizou mais de 103 atividades, entre oficinas, palestras, rodas de conversa e a 1ª Edição do Festival Futurível, atingindo mais de 2166 pessoas diretamente.

Games, storytelling, comunicação para lideranças, metaverso, novos modelos de negócios, design de usuário, criação de vídeos para meios digitais e escrita criativa foram alguns dos temas abordados neste percurso.

Em 2023 apresenta um programa de formação gratuito, a Zona Criativa. Uma iniciativa que propõe a qualificação agentes de diferentes setores da economia criativa a partir de ideias, projetos e oficinas. Além de contribuir para a estruturação, fortalecimento e ampliação de uma rede de profissionais de Ijuí e região interessados em desenvolver projetos coletivos nas áreas de inovação, cultura, comunicação e empreendedorismo.


Edição: Marcelo Ferreira