Rio de Janeiro

INVESTIGAÇÃO

Morte do adolescente João Pedro, em São Gonçalo (RJ), completa três anos sem resolução do caso

Família de jovem de 14 anos, morto dentro de casa, vai a Brasília nesta quinta para encontro com governo federal

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Sr. Neilton se debruça sobre o corpo do filho, João Pedro, vítima de bala perdida - Foto: Guito Moreto

Na próxima quinta-feira (18), a morte do adolescente João Pedro Mattos Pinto completará três anos sem que a investigação tenha sido concluída com a punição dos envolvidos. O jovem de 14 anos foi morto dentro de casa, durante uma operação das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Amanhã, os pais do adolescente, Rafaela Mattos e Neilton da Costa, estarão em Brasília para um encontro com representantes do Ministério da Igualdade Racial. Na reunião, os pais de João Pedro pedirão celeridade na conclusão das investigações e também entregarão um abaixo-assinado com três milhões de assinaturas colhidas na internet em que se cobra a solução no caso.

Leia mais: Em audiência, testemunha diz que não viu criminosos perto da casa em que adolescente foi morto

Nesta quarta-feira (17), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública, parlamentares, como o deputado estadual Prof. Josemar (Psol), que é presidente da Comissão de Combate às Discriminações na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) estiveram com a família do jovem.

“Essa demora tem causado danos físicos e mentais em nossa família. Precisamos alcançar a sonhada Justiça, até para ajudar a luta de outras famílias”, declarou a mãe do menino.

O encontro definiu que serão enviados ofícios à 4ª Vara Criminal de São Gonçalo com pedido para especial atenção à duração do processo, e ao governador Cláudio Castro (PL) para que reconheça a violação por parte dos agentes do estado e publique um pedido formal de desculpas, além da indicação para a construção de um memorial às vítimas, entre outras iniciativas. 

"Também recebemos outras mães e familiares de vítimas de agentes do Estado, as mães de Manguinhos, do Complexo do Chapadão e da comunidade da Maré, todos em busca de justiça. O Estado do Rio de Janeiro é o epicentro da violência policial, o Rio de Janeiro concentra cerca de 40% das vítimas de violência policial do país. Essa realidade precisa mudar", afirmou o parlamentar do Psol.

Leia também: Incerteza sobre futuro dos quiosques da praia de Icaraí em Niterói (RJ) preocupa trabalhadores

O crime que vitimou João Pedro ocorreu na noite do dia 18 de maio de 2020. João brincava em casa com amigos quando policiais entraram atirando. O menino foi atingido por um disparo de fuzil na barriga.

Na última segunda-feira (15), um menino de 12 anos foi baleado na cabeça, também em São Gonçalo, no momento em que agentes do 7° BPM faziam patrulhamento na região. Ele vai passar por cirurgia. São Gonçalo tem cerca de um milhão habitantes, segundo maior município depois da capital do estado.

Edição: Eduardo Miranda