Pernambuco

MÊS DO ORGULHO LGBT

Visibilidade e luta por direitos da comunidade LGBT no campo é destaque no Prosa e Fato

Diferentes coletivos e organizações no meio rural vem traçando estratégias para combater a invisibilidade e LGBTfobia

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |

Ouça o áudio:

Coletivo LGBT Sem Terra surgiu recentemente depois do debate sobre a necessidade de aliar a luta do movimento à luta contra a LGBTfobia - Acervo MST

Junho é o mês conhecido como o Mês do Orgulho LGBT, tendo o dia 28 como a data que marca a celebração e a denúncia. Isso porque em 28 de junho de 1969 na cidade de Nova York aconteceu a Rebelião de Stonewall, quando pessoas que frequentavam o bar - chamado Stonewall - se rebelaram contra as forças policiais que frequentemente abordavam, prendiam e reprimiam o público frequentador do bar - em sua maioria gays e transexuais.

54 anos após a Rebelião de Stonewall muitos avanços nos direitos civis de pessoas LGBTs foram conquistados, no entanto, ainda há muitos desafios. Neste mês do orgulho, o Prosa e Fato vai trazer várias temáticas que envolvem a comunidade LGBT e no programa de hoje o tema é LGBT do Campo.

Leia: Mães de pessoas LGBTQIAP+ compartilham processos de aceitação e experiências de maternidade

Nossos convidados são Wesley Lima, coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do  Coletivo LGBT sem terra, que fala da formação do coletivo LGBT no movimento e os desafios de ocupar espaços na política institucional, e Ferreira Lima, técnico em agroecologia, educador popular e pesquisador integrante da equipe da pesquisa As condições de vida da população rural LGBT+ da região Nordeste, que fala dos desafios da luta da juventude rural LGBT.


Sintonize


O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Leia também: “Nada sobre nós, sem nós”: primeira festa pensada para o público PCD e LGBT acontece no Recife

Edição: Vanessa Gonzaga