Paraíba

JULHO DAS PRETAS

Movimento de Mulheres Negras na Paraíba lança agenda afrofeminista neste mês de julho

Programação conta com debates, rodas de diálogo, feira, cinema, poesia e momento de honraria

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Este ano o 25 de Julho e Julho das Pretas terá como tema 'Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver'. - Divulgação

O Movimento de Mulheres Negras na Paraíba lança neste mês de julho uma agenda afrofeminista com variadas atividades políticas e culturais em alusão a 25ª edição do 25 de Julho na Paraíba e 11ª Edição do Julho das Pretas no Nordeste. 

As atividades são realizadas por oito organizações: Movimento de Mulheres Negras da Paraíba; Fórum Mulheres em Luta da UFPB; Abayomi-Coletiva de Mulheres Negras da Paraíba; Movimento da Negritude Unificada da Paraíba; Clube de Mães do Aratu; Associação Cultural de Mulheres Capoeiristas; Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es); Articulação de Mulheres Brasileiras. 

Com o tema 'Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver'  a programação conta com atividades como: cinema, slam, poesias, debates, momentos de honrarias, rodas de conversa, bate papos, feira, Uyelê.

HONRARIA NEGRA OU 'BUYìN DUDU'

No dia 16 de julho, às 16h, no Café da Usina, que fica localizado na Usina Cultural Energisa, na Capital, a Coletiva Abayomi realiza a 5ª edição do projeto Buyìn Dudu para homenagear a trajetória de mulheres negras. O Buyìn Dudu é realizado sempre no mês de julho, em alusão a celebração do 25 de julho, conhecido como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, da Mulher Negra, e também Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino Americanas e Caribenhas. 


Buyìn Dudu é um nome da língua Iorubá que significa Honraria Negra / Divulgação

"O Buyin Dudu acontece desde 2019, e em 2023 -  após três anos em formato remoto em virtude da pandemia e Covid 19 - acontecerá presencialmente. A cada edição cinco mulheres negras da/na Paraíba que têm trajetórias marcadas pela atuação na afirmação da identidade negra e do enfrentamento ao racismo são homenageadas, recebendo o merecido reconhecimento em vida", explica Pery Camilo, ativista da Abayomi. 

Além das homenageadas e convidadas, o evento contará com a apresentação musical do grupo OJÚ-ORUN. 

"A cerimônia de entrega desta honraria negra é um momento lindo, potente, celebrativo e musical. Um encontro precioso, de recontação de histórias, de visitar memórias e de celebrar as mulheres negras com suas lutas, conquistas e desafios. Momento em que contamos com presenças de diversas representações de articulações, movimentos, redes de mulheres negras, ativistas de diferentes lugares da Paraíba, do Nordeste e do Brasil", afirma Pery.

JULHO DAS PRETAS

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política com agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras de todo o Brasil. O mês é voltado para o fortalecimento da ação política, coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2012, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras. O Julho das Pretas debate desigualdade, violências e relação de poder.

A programação completa do Julho das Pretas 2023 na Paraíba e Agenda Afrofeminista já está disponível nas redes sociais @mulheresnegraspb 

 


 

Edição: Cida Alves