Paraíba

MÚSICA

XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande (PB) começa nesta sexta (14)

Evento tem entrada gratuita e segue até o dia 23 de julho; Este ano o destaque é a Música Armorial

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Festival tem início nesta sexta-feira (14) - Divulgação

De 14 a 23 de julho, a Paraíba recebe o XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande e 7º FIMUS Jazz, com entrada gratuita. A programação conta com lançamento de livros, realização de oficinas e masterclass (seminários) e a execução de concertos, com a participação de convidados do Brasil, de Portugal e da França. O destaque do ano de 2023 é a música armorial, devido a importância de Campina Grande para a chegada desse movimento na Paraíba, no final dos anos de 1970. Recitais dedicados ao tema serão apresentados pelos conjuntos Duo Alfenim, Duo Revoada e Coro de Câmara, de Campina Grande (PB).

O FIMUS, contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Música 2022, tem a participação de formações tradicionais acústicas, conjuntos mistos, além do apoio de aparatos eletrônicos em algumas apresentações. Além dos grupos mencionados, a Orquestra da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a Orquestra de Câmara e a Orquestra Jovem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), integram a programação.

O evento conta com a participação do Duo Santoro, Quarteto Tromboneando, Quinteto Cariri, Projeto Uirapuru, além dos musicistas Felipe Costta, Salomão Soares, Ana Beatriz Manzanilla, Gisele Cruz e Vanessa Moreno. No repertório do XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande - 7º FIMUS Jazz, obras já consagradas e estreias de peças compostas pelos compositores Luís Passos, Danilo Guanais, Beetholven Cunha, Patrícia França e Elisa Rangel Hill, dentre outros.

Confira a programação do FIMUS aqui



*Com Ministério da Cultura

 

Edição: Polyanna Gomes