Bahia

Rádio

Programa Brasil de Fato Bahia: território se mobiliza para criação de UC da Serra da Chapadinha

Edição 66 destaca mobilização na Chapada Diamantina, entrevista com Samira Soares, 20 anos do MSTB e mais

Salvador |

Ouça o áudio:

Rio Una banha parte da Serra da Chapadinha, território ameaçado pela mineração - Ricardo Fraga Pereira

A edição 66 do programa Brasil de Fato Bahia destaca a luta do território da Serra da Chapadinha, em Itaetê, para criar uma Unidade de Conservação (UC) que proteja a área. Atualmente, a Serra vem sendo ameaçada por projetos minerários em fase de estudos na região. A área abriga além de cachoeiras e outras paisagens de interesse turístico, importantes nascentes e cursos d’água de grande importância para a bacia do Rio Paraguaçu, responsável pelo abastecimento de água de Salvador e região metropolitana.

Na entrevista desta semana, vamos ouvir Samira Soares recém-eleita coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia. Bacharel em Humanidades, mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduanda em Letras Vernáculas, ela é a mulher mais jovem a ocupar a direção do movimento.

Tem ainda matéria sobre os 20 anos do Movimento Sem Teto da Bahia, seus desafios atuais e as perspectivas de construções futuras. E sobre a possível compra da Braskem, gigante do setor petroquímico com atuação também na Bahia, pela Petrobras.

Além disso, falamos sobre o vírus HTLV no Saúde e Comunidade, tem receita e história no Cozinha Baiana e mais um episódio da série No Rastro das Lutas: Movimentos Populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim