Bahia

Rádio

Morte de abelhas no semi-árido baiano é destaque na edição 67 do programa Brasil de Fato Bahia

Edição traz ainda reportagem especial sobre aborto no Brasil, entrevista, boletim cultural e muito mais

Salvador |

Ouça o áudio:

Morte das abelhas foi causada pelo uso de fipronil, agrotóxico pulverizado em cultivos de milho e pastagens - Rovena Rosa/Ag. Brasil

A edição 67 do programa Brasil de Fato Bahia traz uma matéria sobre a morte de cerca de 90 milhões de abelhas no município de Ribeira do Pombal e região, devido à pulverização do agrotóxico fipronil nas lavouras de milho e pastos. uma reportagem especial sobre o aborto no Brasil.

Tem também uma reportagem especial sobre aborto no país. O conteúdo produzido com o apoio do edital Futuro do Cuidado traz dados sobre a Pesquisa Nacional do Aborto, que aponta um perfil das mulheres que realizaram uma interrupção voluntária de gravidez. O que a pesquisa mostra é que, mesmo que haja a criminalização, dificuldade de acesso a meios seguros de realizar o procedimento, muitos tabus e estigmas, o aborto é um evento comum na vida reprodutiva das mulheres.

A entrevista desta semana segue no tema dos direitos sexuais e reprodutivos e fala sobre as mudanças na chamada Lei da Laqueadura, que regulamente o acesso à esterilização cirúrgica para homens e mulheres. A entrevistada é Denize Ornellas, médica de Família e comunidade, mestre em Saúde da Família pela Unesp, especialista em Educação, Saúde e Terapia Sexual, e membro da Rede Médicos pelo Direito de Decidir.

Tem ainda boletim no Cultura em Foco e o terceiro episódio da série No Rastro das Lutas Movimentos Populares abrindo caminhos para a democracia no Brasil, produzida com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

Edição: Gabriela Amorim