Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

Prefeitura do Rio inicia campanha de multivacinação de meninas e meninos de zero a 14 anos

Objetivo é conferir a caderneta de vacinação de 600 mil crianças com todas as equipes de saúde da família

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
vacina campanha
A campanha de multivacinação vai até 15 de setembro nas 238 salas de vacinação do município - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio deu início nesta quarta-feira (23) à Campanha de Multivacinação para atualização das cadernetas vacinais de meninas e meninos de zero a 14 anos. A ação está integrada ao Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial que engloba um conjunto de iniciativas para estimular a imunização dos cariocas de todas as idades e em todas as regiões da cidade.

A Secretaria municipal de Saúde informou que a campanha vai até 15 de setembro nas 238 salas de vacinação do município.

Leia mais: Cronograma de vacinação de 2023 é anunciado pelo Ministério da Saúde

Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, o objetivo da pasta é conferir a caderneta de vacinação de 600 mil crianças com todas as equipes de saúde da família. São mais de 12 mil profissionais envolvidos diretamente com a campanha que começa hoje.

"A gente tem a honra de ter o Ministério da Saúde nessa parceria e a Secretaria de Estado de Saúde. Hoje, avançamos nas nossas coberturas vacinais, e fica o recado para todos os pais que ainda não conferiram a caderneta vacinal: verifiquem se seus filhos estão com as vacinas de rotina em dia e procurem um dos 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade ao longo das próximas duas semanas", disse ele.

A multivacinação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), aumentando a cobertura vacinal desse público e reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

Serão cerca de 20 diferentes vacinas disponíveis e a estimativa é de que mais de 1,1 milhão de crianças e adolescentes estejam elegíveis à atualização da caderneta. O Dia D da campanha será em 2 de setembro, um sábado, quando centenas de pontos extras de vacinação estarão espalhados por toda a cidade, para facilitar o acesso da população.

Leia também: Incra formaliza criação do assentamento Cícero Guedes na Usina Cambahyba em Campos (RJ)

As vacinas disponibilizadas serão BCG, Pentavalente, Pólio inativada (VIP), Pólio atenuada (VOPb), Pneumocócica 10, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, HPV e as contra febre amarela, hepatite B, hepatite A, rotavírus, varicela, influenza e covid-19 (bivalente), entre outras. Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização poderão ser aplicadas simultaneamente.

A vacinação poderá ser realizada nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h.

As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma Onde Ser Atendido (prefeitura.rio/ondeseratendido). Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança.

Edição: Eduardo Miranda