Rio de Janeiro

ÁGUA

Espuma branca faz Cedae interromper abastecimento de água para 13 milhões de pessoas

Suspeita da direção da companhia é que contaminação venha de detergente lançado por indústrias na região

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
espuma cedae
Espuma foi identificada na estação de tratamento do Guandu, nas primeiras horas desta segunda-feira (28) - Reprodução/TV Globo

A Cedae informou na manhã desta segunda-feira (28) que interrompeu o abastecimento de água para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, após identificar uma espuma branca no manancial do Guandu. O bloqueio foi feito a partir da Estação de Tratamento (ETA).

A ETA Guandu ficará fechada até 11h30 desta segunda-feira, quando sairão os resultados dos primeiros testes de laboratório feitos com a espuma. A interrupção do fornecimento de água pode afetar até 13 milhões de pessoas que têm as casas abastecidas pela estação de tratamento.

Leia mais: Privatização de água e saneamento traz 'sérios riscos de violação de direitos', diz pesquisador

Ao programa "Bom dia, Rio", da TV Globo, a Cedae informou que o retorno do abastecimento não está garantido para antes do início da manhã. 

"O protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada) [...] Técnicos monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada", diz a nota da Cedae.

Leia também: MPF recomenda ao governo do estado do Rio plano para reduzir a letalidade policial

A Cedae informou, também, que notificou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a tomada das devidas providências. As concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, responsáveis pela distribuição de água nas regiões atendidas pelo Sistema Guandu, também foram comunicadas.

Há a suspeita de que a espuma seja resultado do lançamento de detergente por diversos tipos de indústrias e até mesmo de residências, mas, segundo a direção da Cedae, é difícil descobrir a origem dos locais que contaminam a água de abastecimento da companhia.

Edição: Eduardo Miranda