Paraíba

CENSURA

Waléria Assunção, apresentadora da Rede Globo de Campina Grande, é demitida após criticar prefeito

Jornalista estava no ar á cerca de 11 anos e foi desligada após questionar o prefeito Bruno Cunha Lima de CG

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto Reprodução

A apresentadora Waléria Assunção, que trabalhava na TV Globo de Campina Grande (PB) há cerca de 11 anos, após questionar o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade) a respeito de promessas não cumpridas na última campanha.

A jornalista, até então, era reconhecida como uma das jornalistas mais respeitadas da emissora.

Um vídeo que se tornou viral nos últimos dias mostra Waléria expressando preocupação com o Centro de Zoonose de Campina Grande, um local destinado a prestar assistência aos animais de rua e aos proprietários que não têm recursos para o tratamento particular.

Ela mencionou um empréstimo de R$ 300 milhões concedido pelo prefeito Bruno Cunha Lima e destacou que nenhum valor seria destinado à causa animal. Waléria enfatizou a ausência de projetos em prol dos animais em Campina Grande e a superlotação do Centro de Zoonoses, que não tem mais capacidade para receber animais necessitados de socorro.

A comunicadora também mencionou a promessa não cumprida de estabelecer uma Coordenadoria do Meio Ambiente para obter recursos em benefício da causa animal. Ela apelou às autoridades em nome dos animais, dos grupos de proteção e da saúde pública, enfatizando a urgência da questão.

Waléria reproduziu declarações do prefeito Bruno Cunha Lima em uma entrevista anterior, na qual ele havia prometido recursos no orçamento do município para convênios com instituições de proteção animal e a reforma do Centro de Zoonoses, e cobrou  as tais promessas por ações concretas.

A demissão de Waléria foi interpretada por profissionais e pela sociedade como uma tentativa de silenciá-la, já que a família Cunha Lima mantém uma longa relação de amizade com os proprietários da afiliada da Globo. 

Segundo relatos, a emissora até recebeu elogios após a demissão da jornalista.

É importante destacar que Bruno Cunha Lima, apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro e sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, se envolveu ativamente na campanha pela reeleição de Bolsonaro, embora Lula tenha vencido com uma grande margem na Paraíba na última disputa presidencial.

Leia nota da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba e do Comitê Estadual do FNDC

A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba- CUT_PB, como uma das entidades que tanto em nível nacional quanto estadual é integrante do Comitê e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, que lutam pelo direito à comunicação, defendem a liberdade de expressão e uma mídia democrática, não poderia se furtar a esse debate, que culminou com a demissão de uma trabalhadora, a jornalista campinense Waléria Assunção, da TV Paraíba, justamente por manifestar sua opinião e cobrar da Prefeitura de Campina Grande ações em defesa da causa animal.

Não é concebível que numa sociedade democrática ainda exista perseguição a profissionais que têm o direito à liberdade de imprensa assegurado por lei. E o que é mais revoltante ela ser demitida do órgão que trabalhava, um veículo de Comunicação privado, por criticar um órgão do setor público, sendo que a cobrança não foi feita nem através do veículo que trabalhava e sim por meio de suas redes sociais, ou seja, no seu perfil.

O que isso se caracteriza? A quem serve esse veículo de Comunicação, que está esquecendo a importância de sua função social, por ser inclusive, a emissora de TV, uma concessão pública.

São questionamentos que precisam ser esclarecidos à opinião pública e a sociedade como um todo. Diante do fato, a CUT e o FNDC na Paraíba não somente se solidarizam com a companheira trabalhadora jornalista como repudiam toda forma de violação ao Direito humano da Comunicação e à liberdade de expressão.

Central Única dos Trabalhadores da Paraíba
Comitê Estadual do FNDC

Edição: Cida Alves