Pernambuco

REFLORESTAMENTO

MST cria aplicativo Arvoredo e demarca o Dia da Árvore com compromisso ambiental

Plano nacional do movimento visa plantar 100 milhões de árvores e promover a consciência ambiental

Nordeste |
Plano Nacional "Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis" do MST tem meta para contribuir com reflorestamento no país. - MST

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Uma data dedicada à preservação das nossas florestas e à conscientização sobre os danos causados pelo desmatamento, pela poluição e outras atividades prejudiciais ao meio ambiente.

Para contribuir com essa causa, em 2020, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) lançou o Plano Nacional "Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis", com o objetivo de plantar 100 milhões de árvores em uma década. Confira:

A coordenadora do plano em Pernambuco, Aparecida Pereira, ressalta que esse esforço vai além do simples ato de plantar árvores, constituindo também uma forma de conscientização política.

"O objetivo é reflorestar os nossos biomas, que existem diversos no Brasil, e produzir alimentos saudáveis e com qualidade, o que é de muita importância para nós seres humanos e também para os nossos animais, águas e florestas. A importância do plantio de árvore não é só o plantar, mas a formação da consciência, a formação política. Nesse sentido, se a gente sobrevive da caatinga, se a gente depende da caatinga, a gente tem que cuidar, não só destruí-la", explica.

Nos três anos de atividades do plano várias ações foram realizadas, incluindo o plantio de bosques e agroflorestas, a construção de viveiros, mutirões para coleta de sementes, além de programas de formação e mobilização.

Para monitorar as plantações e envolver um maior número de participantes na iniciativa, o MST lançou o aplicativo Arvoredo, que registra cada árvore plantada pelo projeto. Além do Plano Nacional "Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis", o MST também promove o Roçado Solidário, como parte da Campanha Mãos Solidárias em Pernambuco, que auxilia no combate à desigualdade social por meio da doação de alimentos e na produção de alimentos saudáveis. 

De acordo com André Soares, militante do MST e integrante da Mãos Solidárias, as hortas são desenvolvidas com uma perspectiva agroflorestal.

"Dentro da campanha a gente vem atuando em torno das hortas urbanas e periurbanas em que a gente tem em torno de oito a dez hortas na Região Metropolitana. Pensando as hortas como um elemento que pode ser consorciado com a utilização de árvores e em uma perspectiva da produção de alimento, entendendo que plantar árvores é plantar alimento também", afirmou André.

Neste Dia da Árvore, o MST planeja, como parte do Plano Nacional, que todos os assentamentos da reforma agrária e acampamentos possam plantar 40 árvores, em celebração aos 40 anos do movimento. Essas iniciativas reforçam o compromisso do MST com a restauração e conservação ambiental. Com essas ações, mais de 40% da meta de plantações do Plano Nacional já foi alcançada, contribuindo para o reflorestamento e a produção de toneladas de alimentos saudáveis.

 

Edição: Helena Dias