Distrito Federal

Agenda Cultural

3ª edição do Festival Canto a Canto recebe show gratuito de Chico César; confira programação do fim de semana

Música, dança e batalha de rimas agitam o Distrito Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Chico César se apresenta de graça neste sábado (23) em Ceilândia - Divulgação

O Festival “Canto a Canto” chega a sua terceira edição, neste sábado (23), com participação especial do cantor e compositor paraibano Chico César, que canta, de graça, na Casa do Cantador, em Ceilândia.

O evento, que celebra a diversidade musical brasileira, começa às 16h50, com a pedra fundamental sendo lançada pela banda "Fanfarra Pedra Fundamental".

O Festival traz à tona talentos locais e nacionais em um ambiente democrático e inclusivo, com atrações artísticas que envolvem as tradições regionais, economia criativa e gastronomia de qualidade. A festa conta com acessibilidade e é livre a todos os públicos.

Às 17h30, "Pé de Cerrado" assumirá o palco para nos brindar com sua música. Às 18h20, o som do "Moinho d'Água" fluirá pelo ar, seguido por "Caco de Cuia" às 19h10. Às 20 horas, "Elas que Toquem" encantarão o público, enquanto "Martinha do Coco" trará a sua magia às 20h50. 

Serviço:

Festival Canto a Canto

Quando: 23 de Setembro

Onde: Casa do Cantador, QNN Quadra 32 Área Especial G, Ceilândia/DF

Ingresso: gratuito

O caminho das águas

Em homenagem aos 50 anos da Iyalorixá Lídia de Oxum, o Centro Cultural Luanguele, o Ile Axe Ida Wura e Latinidades organizam, neste sábado (23) e domingo (24), o seminário “O caminho das águas”, com a realização de três mesas de discussão em torno do tema "empoderamento feminino, racismo religioso e a História dos Candomblés de Sobradinho”. 

O encontro acontecerá no Ile Axe Ida Wura, em Sobradinho, e contará também com apresentações culturais. 

Confira a programação completa e o endereço aqui.

Orquestra de Rabecas do Cerrado circula pelo DF

A Orquestra de Rabecas do Cerrado promete encantar o Distrito Federal, durante os meses de setembro e outubro, começando neste sábado (23). Tudo com entrada franca e livre.


Orquestra de Rabecas do Cerrado / Alice Lira

O grupo, que tem como missão promover a tradição da Rabeca, um incrível instrumento presente em diversas manifestações da cultura popular brasileira e também em variadas regiões do mundo, vai circular pela cidade, mostrando sua musicalidade diversa. 

Passando pelo Paranoá, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, a Orquestra de Rabecas do Cerrado também vai levar, em cada edição, convidados mais que especiais, como Martinha do Coco, Sivuquinha, Carol Carneiro, Bernardo  Bittencourt, Kika Brandão e Fernando Cheflera. Ao fim de cada apresentação do grupo, um rabequeiro(a) fará um show de seu trabalho solo, fechando cada edição com uma grande festa.

A Orquestra de Rabecas do Cerrado surge no coração do Brasil, no Distrito Federal, para encantar e mostrar a força e a beleza da rabeca para a nossa gente. Inspirado na diversidade e abrangência do Cerrado, o grupo apresenta uma pluralidade de ritmos e sons, passeando pelos territórios da cultura popular, do forró, das folias, sem esquecer das influências árabes, mostrando a rabeca como um instrumento universal

Programação 

- 23/09 (Sábado, 16h) - Convidada: Martinha do Coco + Forró de Rabeca com André Soneca - Praça da 28 do Paranoá

- 24/09 (Domingo, 14h) Convidado: Bernardo  Bittencourt + Forró de Rabeca com Maísa Arantes - Mercado Sul de Taguatinga

- 24/09 (Domingo, 17h) Convidados: Kika e Cheflera + Forró de Rabeca com Daniel Carvalho - Mercado Sul de Taguatinga

- 01/10 (Domingo, 16h) Convidado: Sivuquinha + Apresentação de Rabeca com Gilson Alencar - Casa do Cantador de Ceilândia

- 08/10 (Domingo, 16h) Convidada: Carol Carneiro + Forró de Rabeca com Jéssica Carvalho - Complexo Cultural Samambaia

SESC Batalha de Rimas

Neste sábado (23), a partir de 13h, a cultura Hip-Hop se fará presente na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao CONIC. Além de batalhas de rimas entre MCs de várias regiões do DF, Entorno e de outros estados, também estarão presentes DJs E o MC Japão, integrante do Viela 17.

LOCAL: Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao CONIC

HORA: ​13 às 19 horas 

DATA: ​Sábado 23 de setembro 

INGRESSO: Gratuito

Rolezão na Praça

Nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, está de volta o Rolezão na Praça do Cidadão, em Ceilândia. Com set dos DJ S4K3, WELLZ e SAVANA, é só chegar!

Caracas, véi e Gracias a La Vida

“Caracas, véi”, o Ponto de Cultura que tem se tornado referência no DF e o Gracias a La Vida, projeto musical que movimentou o Quadradinho em 2021, estão juntos em um projeto que celebra a música e a poesia latino-americana.

O encontro, que acontece neste sábado (23) a partir das 20h, promete reunir a experiência musical do Gracias, que convida a revisitar as raízes culturais latino-americanas por meio de canções icônicas e poesias potentes de países como Argentina, Chile, Peru e Brasil, ao Caracas, território que promove e fortalece essa identidade, descentralizando o acesso a cultura e oferecendo um espaço onde artistas, empreendedores e a comunidade possam se reunir, compartilhar e celebrar.

Confira a programação aqui.

Barato Total, a Festa da Música Brasileira

Espetáculo musical de qualidade, em releituras inéditas de clássicos brasileiros de diversas décadas, interpretadas por uma formação espetacular de músicos e musicistas, em uma noite dançante. Isso é o que a produção da festa Barato Total promete para o sábado, 23 de setembro, a partir das 22h, na Birosca do Conic, com ingressos e cortesias disponíveis pelo site Shotgun.

“A Barato Total? É simplesmente uma explosão de música brasileira que faz querer dançar até o amanhecer. Uma viagem noturna com a formação de uma banda inédita, pensada para a ocasião. Para quem tem mais de 25 anos e busca algo autêntico, essa é uma ótima pedida. Não se trata apenas de uma festa, é uma verdadeira imersão cultural, uma experiência artística em que a magia da música e a energia da dança se encontram para uma noite épica”, explica Rafael Pops, um dos realizadores do evento.


Barato Total, a Festa da Música Brasileira / Divulgação

E como se não bastasse, o espetáculo musical é inédito, criado exclusivamente para promover uma pista dançante com novos arranjos para temas eternizados por Gal, Gil, Rita Lee e Caetano, Tim, Di Melo, Jorge Ben, Milton e companhia.

Cenografia e figurino também foram pensados especialmente para o encontro. Com referências que vão desde Toni Tornado, passando por Dancing Days, culminando em Beyoncé, a marca Cabaré Amazônico, conduzida por Thiago Lucas e Mariana Batista, apostam em criações extasiantes para adornar a noitada.

Serviço: Barato Total – Festa da Música Brasileira.

Data: 23 de setembro.

Horário: 22h.

Local: Birosca do Conic — Sds, bloco E, loja 3, SHCS, Brasília - DF, 70300-970.

Redes sociais: @numbaratotal e @biroscadoconic.

Cortesias e ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/23-09-barato-total.

Duna Duo se apresenta em Sobradinho 

No domingo (24/9), o Duna Duo, formado pelos músicos Adriano Rocha e Kaise Helena, se apresentará no anfiteatro do Parque dos Jequitibás, em Sobradinho, às 10h. O evento integra o Projeto Duna Duo e já passou pelo Centro de Ensino Fundamental 08 (CEF 08), de Sobradinho II, e pelo Centro de Ensino Médio 01 (CEM 01), de Planaltina.


Duna Duo / Bia Cruz

O Duo estará acompanhado dos músicos Deth Santos (bateria), José Cabreira (teclado) e Domingos Júnior (baixo). A entrada é livre, mas serão arrecadados alimentos não perecíveis para o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, de Sobradinho.

Duna Duo

A dupla surgiu em 2019, quando o músico Adriano Rocha convidou a amiga Kaise Helena para realizarem um trabalho em conjunto. Adriano é músico desde os 15 anos e Kaise vem do teatro e do teatro de bonecos. No ano passado, o Duna Duo lançou o primeiro disco, Leve, com letras e músicas de Adriano Rocha, disponível nas plataformas digitais (YouTube, Spotify, Deezer). Este mês, também pelo projeto Duna Duo (FAC-DF), chega o vinil do álbum.

NOVAS EXPOSIÇÕES

O Museu Nacional da República  inaugurou duas novas exposições nesta quinta-feira (21), com exposições abertas durante todo mês de setembro, confira: 

EM MEIO #15 — 22º Encontro de Arte e Tecnologia (#22.ART)

Curadoria de Malu Fragoso, Suzete Venturelli, Priscila Arantes e Tania Fraga

21 SET — 21 OUT

Galeria Térreo

HELENA LOPES — Do Chão Para o Chão

Curadoria de Renata Azambuja

21 SET — 19 NOV

Sala 2

MUSEU

Terça a domingo

9 — 18H30

Entrada gratuita

“Retratos” no  Espaço Cultural PÉ DiReitO

A obra, que retorna aos palcos brasilienses e já tendo sido apresentada em Portugal, Espanha, Venezuela, Argentina, Uruguai e Chile, é uma homenagem do artista à alma humana. Em Retratos, o olhar pessoal de Giovane é expresso em dança, à qual concede unidade e singularidade.

Durante os 40 minutos de apresentação, Giovane Aguiar, como um fotógrafo que busca registrar essência além de imagem, reverencia a existência de pessoas próximas e grandes referências. A sessão ocorrerá no dia 24 de setembro, domingo, às 19h, com ingresso à R$ 40 (inteira), e classificação indicativa de 18 anos.


"Retratos" por Giovane Aguiar / Divulgação

As personalidades celebradas, por meio da dança, são Lana, sua filha, e a cantora Nina Simone e Pablo, guerreiros que travam batalhas diárias, com romantismo e amor, por aquilo que acreditam. Daise e Sophia, representando suas amigas, sendo a última uma mulher dividida entre a razão e o coração. E Bola, um duo em que o coreógrafo dança energicamente com uma esfera de 64 centímetros de diâmetro.

Sobre o espetáculo, Helena Katz, crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo, publicou: “Giovane Aguiar, desenvolve um consistente trabalho voltado para a New Dance, Sol Num Quarto Vazio (Cidades), o solo de Giovane Aguiar, representa muito bem esse modo de pensar a dança. Não há o mesmo tipo de entendimento partilhado em outras estéticas”

Outro traço marcante da peça é a interação com a plateia, o que descarta qualquer hermetismo da obra. Durante as trocas de roupa, realizadas no palco, Giovane conta histórias, brinca e ri com o público. Desse modo, a inerente subjetividade impressa em cada solo é exposta de forma sincera e honesta, como em um verdadeiro retrato

Serviço:

[Dança Contemporânea] Retratos

Local: Espaço Cultural PÉ DiReitO, Vila Telebrasília, Rua 1, nº 23 (próximo à Unieuro)

Dia e horário: 24 de setembro, domingo, às 19h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira), e R$ 20,00 (meia)

Ingressos e informações: WhatsApp 61 9105-3286

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos

 :: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino