Rio Grande do Sul

LANÇAMENTO

'O que fazer com o militar?': Manuel Domingos Neto lança livro em Porto Alegre

O autor participa de debate nesta sexta, na Ufrgs, e lança o livro na segunda, no Sindbancários, com José Genoíno

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"A arte de contornar a guerra sem abdicar da vontade própria não é especialidade do guerreiro, mas do político", afirma Manuel Domingos Neto - Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247

Nesta sexta-feira (6), o historiador Manuel Domingos Neto participará do evento "Defesa Nacional e amizade com os vizinhos". Há mais de 50 anos o Doutor em História pela Universidade de Paris se dedica à temática militar, sendo hoje um dos principais especialistas brasileiros, se não for o principal, nesta temática.

:: Relatório da CPMI do 8 de janeiro será lido e votado nos dias 17 e 18 de outubro ::

O evento que ocorre no auditório da Faculdade de Economia da Ufrgs, às 19h, e contará com a participação de Tatiana Vargas Maia, Doutora em Ciência Política pela Southern Illinois University – Carbondale, e de Eduardo Munhoz Svartman, Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Estudos Estratégicos Internacionais da Ufrgs.


'A arte de contornar a guerra sem abdicar da vontade própria não é especialidade do guerreiro, mas do político', afirma Manuel Domingos Neto / Foto: divulgação

Já na próxima segunda-feira (9) ocorrerá o lançamento do livro “O que fazer com o militar”, de Manuel Domingos Neto, com participação do ex-Constituinte José Genoíno Neto. Uma obra destinada aos leitores não familiarizados com a temática. Aspectos de alta complexidade são abordados em texto de fácil leitura. Aponta a necessidade de uma reforma militar fundada na concepção de Defesa Nacional cuja viga mestra deve ser a coesão dos brasileiros. 


"Muitos admitem que as corporações devem estar subordinadas ao poder político, mas isso é impossível devido à inexistência de um corpo civil especializado", afirma o historiador / Foto: Divulgação

O lançamento ocorre no momento em que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que apura responsabilidades nos atos golpistas de 8 de janeiro, tem revelado uma ampla atuação nada democrática e marcada pela corrupção por parte de setores fardados.

Enquanto o debate atual em alguns setores é travado apenas em torno de se a CPMI dos Atos Golpistas pode acabar em pizza ou se os militares envolvidos serão julgados e condenados, este livro de Manuel Domingos Neto mostra que o problema é muito mais complexo e exigirá por parte do Estado brasileiro importantes posicionamentos.

“O Estado precisa definir o papel das corporações militares, hoje envolvidas em múltiplas tarefas em prejuízo do preparo para enfrentar agressores estrangeiros. Sem uma reforma militar, seriam vãos novos investimentos em defesa”, afirma.

:: CPMI do 8 de janeiro se aproxima de militares; e agora? ::

O autor considera o militar limitado para formular e conduzir a Defesa do Brasil. "As mudanças no jeito de guerrear, a dinâmica social e o cuidado com a democracia impõem uma reforma militar. Cabe revisar o papel, a organização e a cultura das Forças Armadas porque o Brasil precisa inserir-se dignamente na ordem internacional e as novas gerações devem ser poupadas das exorbitâncias do quartel.”

Depois deste livro, as críticas ao ativismo político do militar não ficarão mais restritas à sua participação no governo e à defasagem dos currículos das academias militares. O autor refuta a ideia de que a pura e simples modernização das corporações evitaria o ativismo político, e aponta a classificação dos oficiais como “golpistas” e “legalistas” como simplificação enganosa.

“O que fazer com o militar” demonstra que os desafios da Defesa Nacional e mudanças nas corporações transcendem à capacidade dos governantes: passa pela disposição da sociedade e do Estado de livrar-se da subalternidade ao estrangeiro poderoso.


Edição: Katia Marko