Rio de Janeiro

direitos humanos

Documentário "Desova" estreia com exibição gratuita em Nova Iguaçu (RJ) nesta terça-feira (10)

Filme produzido na Baixada Fluminense venceu Festival Internacional de Cinema Político na categoria curta-metragem

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Baixada Fluminense concentra 25% de todos os desaparecimentos no estado do Rio de Janeiro, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta terça-feira (10), o Fórum Grita Baixada e o Observatório Fluminense da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estreiam o documentário "Desova" com exibição gratuita no SESC Nova Iguaçu, às 18h, seguido de debate sobre a temática do filme.

Leia mais: Baixada Fluminense teve 28 mil desaparecimentos em 20 anos; região tem 25% dos casos do RJ

O filme aborda o desaparecimento forçado de pessoas na Baixada Fluminense como um produto da violência urbana e de Estado e suas dinâmicas criminais, mostrando os atravessamentos e consequências nas vidas das mães que perderam seus filhos e seus processos de superação que incluem a criação de grupos e coletivos de apoio.

Através de depoimentos de familiares de vítimas, religiosos, pesquisadores e ativistas, o documentário traz como tema central esse tipo de crime, que envolve execuções sumárias, ocultação de cadáver e cemitérios clandestinos. A Baixada Fluminense concentra 25% de todos os desaparecimentos no estado do Rio de Janeiro, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP).

Após a exibição do filme, o evento vai promover um bate-papo com Laís Dantas, diretora do curta; José Cláudio Souza, pesquisador da UFRRJ; Adriano de Araujo, coordenador executivo do Fórum Grita Baixada; e Joseane Martins, integrante do Grupo Filhos nos Braços do Pai.

Leia também: 

O filme "Desova" é uma produção da Quiprocó Filmes e tem o roteiro, direção e direção de fotografia de Laís Dantas, cineasta nascida e criada em Duque de Caxias. O documentário, produzido na Baixada Fluminense, venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme na Competição Oficial Internacional de Curtas-metragens do 12º Festival Internacional de Cine Político (FICIP), em Buenos Aires, na Argentina.

Confira o trailer


 

Serviço

Exibição do documentário "Desova" no SESC Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá - Nova Iguaçu)
Horário: 18h 
Entrada gratuita, sujeito a lotação

Edição: Clívia Mesquita