Pernambuco

RÁDIO

Prosa e Fato: pós-pandemia e a saúde mental da população brasileira

Só no Brasil, 7 em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade eram mulheres antes do período pandêmico

Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Até o final de 2020, a procura por temas de saúde mental na internet cresceu. A busca por “como lidar com a ansiedade” aumentou 33% quando comparada ao ano de 2019. - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Como o Brasil têm se preparado para lidar com as consequências de longo prazo da Covid-19 para a saúde mental da população? O país é considerado a nação mais ansiosa do mundo e a quinta mais depressiva, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O programa Prosa e Fato dessa semana se debruçou sobre o assunto. Segundo relatório organizado pela ONG Think Olga, com dados de 2019, mais de 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental ou causado pelo uso de substâncias antes da pandemia. Só no Brasil, 7 em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade eram mulheres.

Até o final de 2020 a procura por temas de saúde mental na internet cresceu – a busca por “como lidar com a ansiedade” aumentou 33% quando comparada ao ano de 2019 –, assim como a procura por profissionais de saúde. Acontece que, em termos de desenvolvimento de políticas públicas de saúde mental feitas exclusivamente para o suporte pós-pandemia, ainda há serviços com amplitudes que atendam à demanda.

A Covid-19 agravou esse quadro e os impactos dessa crise sem precedentes permanecem. Para falar sobre a saúde mental das mulheres brasileiras, o Brasil de Fato Pernambuco convidou Maíra Liguori, co-fundadora e diretora da ONG Think Olga.

Jà a segunda convidada fala sobre o adoecimento mental da população brasileira e as consequências da Covid-19. Ceça Costa é psicóloga e integrante da coordenação geral da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(res) (ANPSINEP). 

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. Você também pode ouvir o programa dando play no áudio aqui da matéria.


 

Edição: Helena Dias