Rio de Janeiro

TEATRO

Peça "Eu sou você" faz conexão entre desmatamento, urbanização e violência contra a mulher

Rito-performance itinerante terá apresentação gratuita no domingo, na Areninha Carioca de Vista Alegre

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
teatro rio
Criação, que será apresentada neste domingo, incorpora as técnicas ancestrais de dança-teatro balinesa - sattva orasi

A rito-performance itinerante "Eu Sou Você", dirigida pela artista transdisciplinar Allegra Ceccarelli, se despede do Rio de Janeiro neste fim de semana, com apresentações gratuitas na Areninha Carioca João Bosco, no domingo (29), às 15h, em Vista Alegre.

"Eu Sou Você", que obteve apoio do edital FOCA 2022 da Secretaria Municipal de Cultura, permeia a conexão entre o desmatamento da natureza, a urbanização das grandes cidades e a violência contra a mulher.

Criada para ser apresentada em espaços públicos e urbanos, a performance conta com a participação de nove mulheres "bicho-plantas", que reivindicam espaço e cativam todos os que cruzam seu caminho através de danças selvagens e sussurros de palavras encantadoras. Essas mulheres representam a própria mãe natureza e carregam em seus ventres nove mudas de árvores, simbolizando a vida que irá florescer.

“Nesse espetáculo busco resgatar práticas ancestrais para promover um olhar crítico sobre o presente e, assim, repensar e reinventar um futuro mais igualitário, feminino, e em harmonia com a natureza”, destaca Allegra

A criação incorpora as técnicas ancestrais de dança-teatro balinesa, as quais fazem parte da pesquisa desenvolvida pela diretora que, há oito anos, se divide entre o Rio de Janeiro e Bali, Indonésia.

O elenco é formado por mulheres, de diversas etnias, idades, identidade de gênero, culturas etc., e foi escolhido através de um workshop ministrado pela diretora. 58 mulheres artistas do Rio de Janeiro se inscreveram, 30 foram selecionadas para a oficina, e destas, 8 foram escolhidas para performar. Amarilis Vitale, Carol Gigante, Cazul Coraya, Fernanda Sal, Leona Kali, Lúcia Tucujú, Sol Souza e Tatjana Vereza compõem, ao lado de Allegra, o grupo de mulheres que dão vida a essa poderosa representação da mãe natureza.

Edição: Eduardo Miranda