Rio Grande do Sul

POLÍTICAS PÚBLICAS

Profissionais da beleza se aliam ao combate à violência contra as mulheres

Ação é uma iniciativa do deputado Adão Pretto, da Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"A cultura machista precisa ser desconstruída, e é com os homens que a gente precisa falar", frisa o deputado Adão Pretto - Foto: Willian Dias

O combate à violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul ganhou mais aliados essa semana. Através do eixo cartão vermelho da Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, coordenada pelo deputado estadual Adão Pretto (PT), o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no Estado do Rio Grande do Sul - SincaRS tornou-se aliado da causa. 

:: Rio Grande do Sul é um dos estados campeões da violência contra as mulheres ::

O lançamento do projeto "Estabelecimento Parceiro na Luta Pelo Fim da Violência Contra a Mulher" foi realizado na segunda-feira (6), durante a 8ª edição do Sul Beleza, a maior feira profissional da região Sul, na Fenac, em Novo Hamburgo.

O Rio Grande do Sul registrou em 2022 106 casos de feminicídios e 262 tentativas, assim como 50.787 casos de violência contra as mulheres, entre ameaça, lesão corporal e estupro, de acordo com o Observatório Estadual da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS (SSP-RS). De janeiro até setembro deste ano o estado registrou 64 feminicídios, 179 tentativas, e 41084 casos de violência contra as mulheres, entre ameaça, lesão corporal e estupro.

:: Frente Parlamentar pretende conscientizar homens pelo fim da violência contra as mulheres ::

Adão Pretto pontua que quando o mandato pensou em ampliar o movimento da Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, avaliaram o terreno fértil que são as barbearias, espaços majoritariamente frequentados por homens. “A cultura machista precisa ser desconstruída, e é com os homens que a gente precisa falar", frisa o parlamentar. 

Ele  explica que durante a construção deste novo eixo da Frente Parlamentar, que carrega o cartão vermelho para o enfrentamento da violência de gênero, tornou-se importante ampliar o movimento para além das barbearias, mas também para dentro dos salões e estabelecimentos de beleza, que são lugares onde as mulheres se sentem confiantes.

“As mulheres criam vínculos com as manicures, com as cabeleireiras, enfim, com as profissionais que as atendem, e se sentem confortáveis e acolhidas." Para o deputado, o ciclo da violência começa a ser quebrado com o diálogo e a informação, "onde uma nova cultura, que levanta a bandeira da paz e da zero violência contra a mulher, ganha força contra a cultura machista".

:: 80% das 106 vítimas de feminicídios no RS não tinham medida protetiva em 2022, diz defensora ::

Os estabelecimentos parceiros estarão identificados com uma mensagem do cartão vermelho da Frente Parlamentar, informando que "Este estabelecimento é parceiro na luta pelo fim da violência contra mulher". Uma placa será fixada no local que aderiu ao movimento.

"Vimos no SincaRS uma grande alternativa de estar mais próximos dos profissionais do setor, que agora, além dos cuidados com a beleza e a estética de seus clientes, vão estar levando informação e o fim da violência contra as mulheres. Nossa nova proposta é unir mais e por fim na cultura machista enraizada na sociedade", conclui


Edição: Katia Marko