Rio de Janeiro

SEGURANÇA ALIMENTAR

Novo restaurante popular é inaugurado na zona norte de Niterói (RJ)

Cidade completa 450 anos nesta quarta-feira (22); local contará com espaço para uma Escola de Formação em Gastronomia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Restaurante tem capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente - Foto: divulgação

Nesta quarta-feira (22), o novo Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus foi inaugurado no bairro Fonseca, na zona norte do município de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O local contará com um espaço onde funcionará uma Escola de Formação em Gastronomia, a primeira de caráter público em todo o estado do Rio.

De acordo com a prefeitura, o restaurante tem dois pavimentos e capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente. A entrada conta com bilheteria e área de higienização, que leva diretamente ao refeitório, com capacidade para 200 pessoas. 

Segundo o município, no andar superior fica a Escola de Formação, onde uma cozinha pedagógica vai qualificar os alunos para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. A estrutura conta com salas de informática, auditório para palestras, vestiários, sala locker, despensas e uma área administrativa. A intenção é formar jovens e adultos nos cursos de Gastronomia, Padaria e Serviço para Bares e Restaurantes.

Leia mais: Congresso Brasileiro de Agroecologia, no Rio, recebe 7.500 refeições preparadas pelo MST de Minas Gerais

O novo restaurante popular recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus, uma reconhecida escritora negra da literatura brasileira. Seu livro “Quarto de despejo” traz as memórias de uma mulher negra e favelada que via a escrita como forma de sair da invisibilidade social em que se encontrava. A escritora mineira também ganhou reconhecimento no meio político.

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, o novo equipamento vai ajudar a população do entorno a ter acesso a uma comida boa, barata e de qualidade.

“Esse é o restaurante mais moderno do Brasil e com acessibilidade. Ele vai atender toda a zona norte da cidade. Esse espaço será uma referência para o Brasil. No próximo ano, na parte de cima, vamos inaugurar também a Escola de Gastronomia Popular. E a escolha aqui do Fonseca se deu por ser uma região muito popular aqui da cidade. O novo restaurante popular recebe o nome de Carolina Maria de Jesus. Estamos no mês da Consciência Negra e Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, uma poetisa negra, que falou muito sobre pobreza e sobre o combate à pobreza. Não temos dúvida de que esse equipamento vai mudar a realidade das pessoas aqui da região e vai ajudar com que a população do entorno tenha uma vida com mais dignidade e que possa se alimentar com uma comida boa, barata e de qualidade”, disse Elton.

Essa é a segunda unidade do restaurante popular em Niterói. A prefeitura já é responsável pela unidade do Centro que foi municipalizada. Assim como na região central, o Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus também contará com uma unidade de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com o governo municipal, a criação do novo restaurante popular faz parte da transformação da zona norte com o Plano Niterói 450 Anos.
 

Edição: Jaqueline Deister