Paraíba

NOVEMBRO NEGRO

Vó Mera recebe medalha Augusto dos Anjos e representantes do Movimento Negro são homenageados na Assembleia Legislativa da Paraíba

Evento teve como foco principal reparação e igualdade racial

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Ascom Cida Ramos

Na tarde desta sexta-feira (24), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial conjunta com a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em alusão ao Novembro Negro. O evento teve como foco principal reparação e igualdade racial, reconhecendo a importância de representantes do movimento negro no estado.


Reprodução / Foto: ALPB

Durante a sessão, a cantora e cirandeira Vó Mera, de 88 anos, foi agraciada com a Medalha Augusto dos Anjos, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a cultura popular, especialmente o coco de roda. Vó Mera, natural do município de Alagoinha, é uma referência da cultura popular da Paraíba e recebeu o título vitalício de Mestre das Artes em 2018.


Reprodução / Foto: ALPB

“É muito gratificante saber que a minha Paraíba dá valor ao meu trabalho, dá valor ao que eu faço. É uma grande honra, eu me sinto muito grata. Eu não tenho nem palavras para responder com tanta alegria, com tanto prazer que eu estou aqui sentindo no meu coração, ser homenageada nesse dia tão importante na minha vida, importante para o trabalho que tenho feito há 25 anos de carreira”, disse Vó Mera.


Reprodução / Foto: ALPB

A cerimônia também homenageou o militante negro e político Gilvandro Santos Carvalho, conhecido como Vandinho, que recebeu um Voto de Aplauso da CMJP por sua dedicada atuação na defesa dos direitos e causas do movimento negro na Paraíba.

A jornalista afroempreendedora e artesã Maria de Fátima Araújo de Sousa (Mana) também foi reconhecida com um Voto de Aplauso.


Reprodução / Foto: ALPB

Durante seu discurso, Vandinho expressou gratidão pela homenagem, ressaltando a importância de ações concretas por parte do poder público em prol da população negra. Ele enfatizou que, embora as homenagens sejam valiosas, é fundamental passar da simbologia para a implementação de medidas efetivas.

“Acho importante a homenagem e me sinto feliz, entretanto, é relevante que passemos disso para a realização de ações concretas. A população negra vem sofrendo cotidianamente no seu ambiente de lazer, de trabalho e, inclusive, em transportes públicos. Esta é uma ação de aproximação do poder constituído com as lutas da população negra na Paraíba. É uma grata satisfação ser homenageado, mas é preciso incluir também ações práticas e concretas que tanto solicitamos ao longo dos anos”, disse o militante.

A cineasta Valtyennya Campos Pires foi outra personalidade homenageada, recebendo a Medalha de Honra ao Mérito Cinematográfico e Audiovisual Linduarte Noronha. Valtyennya foi reconhecida por seus relevantes serviços na área cinematográfica e pela promoção da visibilidade do povo negro na Paraíba.

A deputada Cida Ramos, proponente da discussão, destacou a importância de enfrentar o racismo estrutural presente em diversas esferas da sociedade brasileira. Ela ressaltou a necessidade de políticas afirmativas para combater as desigualdades e promover a equidade racial.

Ela destacou que, historicamente, o Brasil foi construído “a sangue, suor e lágrimas” do povo negro, que foi retirado de seu território para ser escravizado. Diante disso, Cida Ramos destaca como fundamental que haja reparação histórica. “Por mais que tenhamos presenciado nos governos do PT avanços significativos no sentido de reparar, de lutar e enfrentar esse racismo, que é estrutral e está em todas as esferas da sociedade, é hora de pensarmos isso. Não há mais condições de mantermos esse racismo, nem tratarmos a maioria da população de forma tão discriminatória”, declarou a deputada.

O vereador Marcos Henriques enfatizou que, embora a população negra represente a maioria no Brasil, enfrenta as piores condições de vida devido às desigualdades. Ele destacou a importância de iniciativas como o Observatório Cultural de Negros e Negras e a interação com a Prefeitura Municipal de João Pessoa na luta contra o racismo.

A promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Liana Espínola Pereira de Carvalho, reiterou o compromisso da instituição em apoiar os movimentos sociais na construção de ações contra o racismo. Ela enfatizou que a equidade racial é uma pauta de dignidade humana e deve ser abraçada por todos.

A sessão especial reuniu líderes de movimentos negros de toda a Paraíba e contou com a presença de representantes do poder legislativo e do Ministério Público. 


Reprodução / Foto: ALPB


Reprodução / Foto: ALPB


Reprodução / Foto: ALPB


Reprodução / Foto: Ascom Cida Ramos


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves