Bahia

Novembro Negro

Mateus Aleluia recebe com comenda Ubiratan Castro nesta quinta-feira (30)

Homenagem concedida pela Apub faz referência ao historiador Ubiratan Castro, falecido em 2013

Salvador |
Mateus Aleluia será o primeiro homenageado com a comenda Ubiratan Castro - Vinicius Xavier

Nesta quinta-feira (30), às 9h, no auditório da Faculdade de Direito da UFBA, será entregue pela primeira vez a Comenda Ubiratan Castro, concedida pela Apub – Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia. O primeiro homenageado com a comenda será o Mestre Mateus Aleluia.

Com a comenda, a Apub anuncia uma dupla homenagem a personalidades negras muito importantes para a história e cultura brasileiras. Ubiratan Castro, falecido em 2013 aos 64 anos, era historiador, professor doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e um dos fundadores do Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao). O professor foi presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador, diretor da Fundação Cultural Palmares e diretor da Fundação Pedro Calmon, ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Nascido em Cachoeira (BA), Mateus Aleluia, 80 anos, é cantor, compositor, instrumentista, pesquisador e remanescente do grupo Tincoãs. Reverencia em suas obras a ancestralidade africana e o nosso presente afro-brasileiro, sendo um grande nome para representar a consciência negra no Brasil.

A honraria será entregue pelas mãos da viúva do historiador Ubiratan Castro, Maria da Glória Machado.

 

Edição: Gabriela Amorim