Paraíba

CULTURA POPULAR

Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca é Aprovado na Câmara dos Deputados

Projeto é de autoria do deputado federal Luiz Couto (PT/PB), e institui o dia 26 de julho como marco

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Kleide Teixeira

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (29/11), o Projeto de Lei nº 2.079/2023, de autoria do deputado federal Luiz Couto (PT/PB), que institui o dia 26 de julho como o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca.

A relatoria do projeto ficou a cargo da deputada Benedita da Silva (PT/RJ), que em seu parecer favorável, destacou a importância cultural e a diversidade presentes nessas manifestações populares.

O coco de roda, a ciranda e a mazurca são folguedos ou, como popularmente conhecidos, brincadeiras da região nordeste do Brasil, muito presentes em vários estados como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Alagoas e Maranhão.

“O coco de roda, a ciranda e a mazurca são elementos enraizados nas práticas culturais de diversos grupos, incluindo indígenas, quilombolas e praticantes de religiões de matriz africana. Estas manifestações não apenas permeiam o cotidiano, mas também celebram festividades ao longo do ano, moldando a identidade do povo brasileiro”, disse Luiz Couto.

O dia foi estabelecido por ser uma data associada à Nossa Senhora Sant’Ana e a orixá Nanã, sendo bastante representativa para os mestres e as mestras destas tradições culturais. O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.

Nomes como Lia de Itamaracá, Jackson do Pandeiro, Mazurca de Agrestina e Mestra Penha destacam-se como fundamentais para o conhecimento dessas práticas culturais. Atualmente, grupos dedicados ao coco de roda, ciranda e mazurca propagam essas tradições não apenas no Brasil, mas também em diversos países ao redor do mundo, ampliando o reconhecimento internacional dessas manifestações.

“Instituir uma data nacional para celebrar o Coco de Roda, a Ciranda e a Mazurca é iniciativa que apresenta inúmeros méritos. Para citar alguns, contribui para preservar as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, muitas vezes pressionadas por outras expressões dominantes; valoriza e enaltece práticas de alta significação para segmentos étnicos e comunidades tradicionais; e divulga expressões populares muitas vezes desconhecidas por brasileiros de outras regiões. A celebração encontra-se em sintonia com o art. 215, §§ 1º e 2º, e o art. 216 da Constituição Federal”, disse a relatora em seu parecer.

Fonte: com informações do Parlamento PB.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves