Minas Gerais

ENFRENTAMENTO

Em Salinas (MG), seminário discutiu o avanço da mineração no semiárido mineiro

Mais de 100 pessoas se reuniram para pensar estratégias de defesa de seus territórios frente aos empreendimentos

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
O seminário discutiu estratégias utilizadas por empresas para enganar comunidades, ações de enfrentamento para a defesa dos territórios, e a dinâmica econômica e ambiental da mineração. - Foto: Portal Brasil/ Ricardo Teles

Mais de 100 pessoas, de 17 municípios do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas Gerais participaram, na quarta-feira (6), do primeiro Seminário de Formação sobre os Impactos da Mineração no Semiárido Mineiro.

O encontro aconteceu no Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Salinas, cidade do Norte do estado. Durante um dia inteiro, a população discutiu estratégias utilizadas por empresas para enganar comunidades, ações de enfrentamento para a defesa dos territórios, e a dinâmica econômica e ambiental da mineração.

Entre os relatos, os participantes destacaram problemas relacionados à exploração mineral, como a seca dos rios, a dependência de água fornecida pelas empresas e a morte de plantações devido à poeira tóxica.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Especialistas presentes no encontro afirmaram que a mineração é uma ameaça perigosa à saúde, à água, ao meio ambiente e à agricultura familiar e, por isso, o seminário serviu para que, com organização e mobilizações, a população possa conquistar a soberania dos territórios diante do avanço das empresas.

Resistência

Ao final do encontro, os participantes definiram que será formada uma ampla articulação entre lideranças políticas municipais, parlamentares, sindicatos e movimentos populares, que juntos debaterão os rumos da mineração no semiárido mineiro.

A partir disso, uma série de atividades está programada para começar em janeiro de 2024, como audiências públicas nas câmaras municipais, a elaboração de materiais de comunicação para contrapor informações das empresas, reuniões e assembleias populares nas comunidades em conflito com mineradoras.

O encontro ocorreu em meio ao crescente número de projetos de mineração nessas regiões, como os das mineradoras Vale, Sul Americana de Metais (SAM) e Mineração Minas Bahia (MIBA). As empresas tentam licenciar minas de extração de ferro nos municípios de Fruta de Leite, Grão Mogol, Josenópolis e Riacho dos Machados.

No Vale do Jequitinhonha e no Alto Rio Pardo, as empresas buscam pela pesquisa e extração de lítio, além de outros municípios que convivem com pedidos de exploração de ouro, quartzito, manganês e outros minerais.

O seminário foi uma iniciativa Movimento Articulado dos Sindicatos dos Trabalhadores do Alto Rio Pardo (MASTRO), junto ao Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Edição: Larissa Costa