Paraíba

LUTA POR MORADIA

Moradores do acampamento Nova Esperança sofrem ação de despejo movida por usineiros

Após derrubarem quatro casas dos moradores, ação de despejo foi suprimida; uma reunião com o Incra ocorrerá nesta terça

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Internet

Na semana que se inicia as celebrações de Natal, famílias do acampamento Nova Esperança em Caaporã foram surpreendidas pela manhã com a polícia militar e seguranças privados da antiga Usina Maravilha munidos de uma ordem de despejo. 


Reprodução / Foto: Internet

As famílias resistem no acampamento desde 2013 produzindo macaxeira, inhame e batata doce, feijão, côco, mamão e banana, dando significado e vida para um espaço onde só se cultivava cana-de-açúcar.

O acampamento Nova Esperança conta com 130 famílias, distribuídas em 286 hectares. O local foi desapropriado pelo município de Caaporã para instalação de fábrica. Nesse momento, a Usina Maravilha conseguiu essa ordem de despejo para retomar a área e desalojar 130 famílias, cerca de mil pessoas de suas casas e instalar novas fábricas.

Os moradores contam que a polícia militar, juntamente com seguranças privados, ainda chegaram a derrubar quatro casas de alvenaria quando foram impedidos de continuar o serviço de demolição.


Reprodução / Foto: Internet

Uma reunião com o Incra está marcada para amanhã (19), às 8h30 para mediar a situação.

“A usina quer derrubar as casas, as plantações, e não quer indenizar a gente em nada. É um pessoal que está há 10 anos na terra, então existe bastante cultura de raiz. Amanhã que nós vamos ver como resolver isso, o incra já fez cadastramento das famílias que estão lá, e uma vistoria preliminar na área, por isso que vai ter essa conversa com o Incra para ver como vai resolver essa situação”, comenta Paulo Sérgio, dirigente Regional do MST.

DIREITO DE RESPOSTA 

A empresa NOVA MARAVILHAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIAOS exigiu Direito de Resposta ao Jornal Brasil de Fato PB, destacando a importância de que fosse veiculada na matéria original de 18/02/2023, ao que atendemos e segue na íntegra:

NOTA OFICIAL

'A NOVA MARAVILHAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS agradece a oportunidade de reestabelecer a verdade, o que faz nos seguintes termos:

1. A área foi objeto de desapropriação pela prefeitura de Caaporã a qual nunca pagou o valor e após vários anos de disputa judicial entrou em acordo para devolução.
2. Após o acordo foi expedido mandado de reintegração de posse em favor da Maravilhas.
3. Na área existem plantações esparsa de lavoura branca (macaxeira, mandioca) que são exploradas por 40 famílias.
4. As famílias sabem que a área seria devolvida a Maravilhas, tanto que marcaram reunião na última sexta feira com a prefeitura do município de Caaporã na tentativa de disponibilizar outras áreas públicas.
5. A Maravilhas permitiu que os ocupantes promovessem a colheita das plantações a fim de evitar danos.
6. Não há moradia na área.
7. O mandado não foi integralmente cumprido, pois um dos oficiais de justiça sentiu-se mal durante a operação em razão do calor.

A Maravilhas se reunirá na próxima sexta com os ocupantes para fazer a transição da posse da forma mais pacífica possível.'


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves