Distrito Federal

DIVERSIDADE

Folia com Respeito: blocos do DF podem aderir à campanha contra violência no carnaval

Iniciativa promove ações de prevenção e combate ao assédio e racismo; atividades formativas começam na quinta (18)

Brasil de Fato | Brasília |
Uma das ações da Folia com Respeito é a distribuição de camisinhas no posto móvel - Divulgação

Por um carnaval livre de assédio e violência, a campanha Folia com Respeito estará de volta às ruas brasilienses. Na edição deste ano, a iniciativa tem como prioridade o combate ao racismo e à violência contra a mulher e a população LGBTQIAPN+, a garantia de acessibilidade e o cuidado com a limpeza pública. 

Blocos, coletivos e fanfarras carnavalescas já podem aderir à carta de compromissos, divulgada nesta sexta (12), preenchendo este formulário. Ao assinar o documento, os grupos concordam em adotar práticas de implementação e de divulgação da campanha, bem como capacitar suas equipes contratadas.

A ação existe desde 2016, quando surgiu como resposta ao aumento de denúncias de violência no carnaval de Brasília. Segundo Letícia Helena, coordenadora da campanha, a Folia com Respeito busca equilibrar a preservação das raízes festivas do carnaval com a necessidade de assegurar um ambiente livre de violência e assédio. 

“A gente entende que o carnaval é uma expressão cultural fundamental no Brasil, onde a diversidade, a música, a celebração, estão diretamente ligadas à nossa identidade nacional. A campanha Folia com Respeito reconhece e valoriza essa riqueza cultural e busca preservar as suas tradições, ao mesmo tempo em que promove um ambiente seguro e inclusivo para todas e todos os foliões e folionas”, afirma a coordenadora. 

Dentre as ações da campanha está a distribuição de material audiovisual de comunicação entre a organização e o público carnavalesco. As artes, como cartazes que podem ser afixados em postes, reafirmam os compromissos com o combate à violência e o apoio às vítimas. 

“No início da nossa campanha, a primeira coisa que chocou a gente foi justamente algumas pessoas sofrerem violência, enquanto outras assistiam e não se manifestavam, não acionavam a polícia ou prestavam socorro à vítima. As pessoas preferiam não se envolver. Claro que não se colocando em risco nunca, mas a gente deve sempre apoiar a vítima”, defende Letícia Helena. 

Além disso, o projeto realizará duas reuniões em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), nos dias 18 e 25 de janeiro, com organizadores e empresas que trabalham em toda a cadeia produtiva do carnaval, desde alimentação, segurança e brigadistas. O objetivo é conversar sobre o acolhimento e recepção do público diverso, as principais problemáticas e como agir em caso de violência, acidente ou outro problema. 

A Folia com Respeito também conta com posto móvel que realiza ações de acolhimento no local dos blocos. A novidade para este ano é que serão dois postos itinerantes, com distribuição de camisinhas, lubrificantes e adesivos da campanha, além de monitoramento do local para identificação de pessoas que possam estar em situação de vulnerabilidade. Nesses casos, a organização pode encaminhar o folião ou a foliã para o posto médico ou policial mais próximo. 

“Era nosso sonho poder atuar no local do bloco, não fazer apenas a prevenção, mas também estar lá no momento da festa. E é muito legal isso porque com o posto móvel a gente conta com uma equipe que recebe treinamento para o acolhimento”, explica a coordenadora da campanha. 

A ideia é que esses postos também tenham um aparelho celular para auxiliar na comunicação de pessoas perdidas e distribuição de água e lanches. “A gente viu no final do ano passado acontecerem algumas situações por conta de calor e por desidratação, e a gente sabe que no período carnavalesco as pessoas acabam esquecendo um pouco de hidratar com água”, destacou Letícia. 

Edição anterior

No ano passado, mais de 100 blocos assinaram a campanha. Em cinco dias, o posto móvel cobriu 18 atrações e foram entregues cerca de 100 lanches e garrafas de água por dia. Também foram realizados mais de 50 encaminhamentos para posto médico e 10 auxílios a pessoas perdidas, além de distribuídas milhares de camisinhas e lubrificantes. Neste ano, com o dobro de postos móveis, haverá aumento da capacidade de atendimento.

A campanha tem fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, é realizada pelo Distrito Drag em parceria com o coletivo Folia com Respeito e conta com apoio da OAB-DF.

Programação de capacitação das equipes para o Folia com Respeito 

18 de janeiro (quinta-feira)

Primeiro encontro com produtores e profissionais do Carnaval

Horário: Das 18h às 20h.

Local: Sede da OAB/DF, BL B - SEPN 516, Lote 7, plenário do 4 andar - Asa Norte, Brasília – DF

25 de janeiro (quinta-feira) 

Segundo encontro com produtores e profissionais do Carnaval

Horário: Das 18h às 20h.

Local: Sede da OAB/DF, BL B - SEPN 516, Lote 7, plenário do 4 andar - Asa Norte, Brasília – DF

1º de fevereiro (quinta-feira) 

Treinamento teórico da equipe do posto móvel

Horário: 15h às 17h.

Local: Distrito Drag.

02 de fevereiro (sexta-feira)

Treinamento prático da equipe do posto móvel

Horário: 19h às 21h.

Local: em bloco de carnaval a ser definido

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino