Rio de Janeiro

solidariedade

Câmara do Rio, movimentos sociais e instituições recebem doações para atingidos pelas chuvas

Alimentos, água, itens de limpeza e higiene podem ser entregues no Palácio Pedro Ernesto e outras localidades; confira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Chuvas torrenciais no Rio transformaram avenidas em rios e mataram pelo menos 12 pessoas
Chuvas torrenciais no Rio transformaram avenidas em rios e mataram pelo menos 12 pessoas - Mauro Pimentel / AFP

Em parceria com a ONG Voz das Comunidades, a Câmara do Rio está recebendo donativos para as vítimas das chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Alimentos não perecíveis, água potável, itens de limpeza e de higiene pessoal podem ser entregues no saguão do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, no centro do Rio, das 10h às 18h.

Os donativos serão distribuídos às regiões e comunidades mais afetadas. Foram confirmadas 12 mortes no estado em decorrência do temporal que caiu no fim de semana. 

Leia mais: 

A Voz das Comunidades ainda disponibilizou uma chave pix (CNPJ: 21317767000119) para doações em dinheiro. A quantia vai contribuir para ações de solidariedade ao longo desta semana. 

A concessionária Supervia também montou um ponto de recolhimento de doações na agência da estação Central do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 22h30, aos sábados das 4h30 às 21h e aos domingos entre 5h30 e 20h30. Os passageiros podem doar alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza, que serão distribuídos por meio da via férrea.

Nas redes sociais, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL) reuniu iniciativas de movimentos sociais, ONGS, instituições públicas e privadas que estão arrecadando doações e mantimentos em diversos pontos da capital, além da Região Metropolitana. Confira abaixo:

 

 

Baixada Fluminense

Além das vidas perdidas no temporal, pessoas tiveram que deixar suas casas e ruas continuavam alagadas até a manhã desta terça-feira (16) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma das regiões mais atingidas na Região Metropolitana do Rio.

Na madrugada do último domingo (14), Caxias recebeu a maior concentração de chuva da sua história, alcançando um índice pluviométrico acima de 200mm. A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil informou que três localidades ainda sofrem com alagamentos: Pilar, Amapá e Vila Urussaí.

O município registrou três óbitos, sendo duas vítima de descarga elétrica e uma vítima de afogamento. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos disponibilizou dez pontos de apoio para os atingidos.

Os locais recebem doações e prestam auxílio como entregas de quentinhas, água mineral, roupas, fraldas, material de limpeza e higiene doados. Confira os pontos de apoio à população em Duque de Caxias:

Centro

Restaurante do Povo (Rua frei Fidelis, s/n)

Saracuruna

E. M. Olinda Bonturi Bolsonaro (Avenida General Nelson Mauro)

Pantanal

Igreja Cristã Evangélica Renovada (Rua Marechal Dantas Barreto lote 1 quadra 47)

Figueira

CIEP 220 Yolanda Borges (Avenida Feliciano de Castilho)

Pilar

E.E. Assis Chateaubriand (Av. Presidente Leonel Brizola, s/n)

São Bento

Associação de Moradores Jardim Vila Nova (Rua Gilmar Nunes, n 65)

Vila Maria Helena

E.M. Intercultural México - Nilcelina dos Santos Ferreira (Estrada do Serrado, s/n - Chácara Arcampo)

Amapá

CIEP 348 Eugenia Moreyra (Rua F Com Rua A, nº 0 - Parque Barão do Amapá)

CCAIC AMAPÁ (Rua Dalila - Parque Barão do Amapá)

Edição: Clívia Mesquita