Rio Grande do Sul

Agroecologia

Confirmada realização da 7ª Festa da Semente Crioula e 2ª Feira da Economia Solidária em Seberi

Atividade será realizada no dia 16 de março, sábado, na sede da Cooperbio, e tem perspectiva de repercussão nacional

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Benção ecumênica sobre os camponeses, as camponesas e suas sementes é um dos momentos mais especiais da festa - Arquivo Cooperbio

O Movimento dos Pequenos Agricultores e Pequenas Agricultoras (MPA) e a cooperativa Cooperbio confirmaram para o dia 16 de março (sábado) a realização da sétima edição da Festa da Semente Crioula e da segunda edição da Feira Regional de Economia Solidária. O local que vai receber as atividades é a sede da Cooperbio, na Linha Tesoura, interior do município de Seberi (RS).

:: Romaria da Terra reúne mais de 4 mil pessoas em Ipê, capital nacional da agroecologia ::

“Este é um evento que a cada ano têm ganho importância e repercussão, celebrando as tradições do campesinato e colocando em evidência a agricultura familiar camponesa, responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que de fato chegam até a mesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Marcos Joni de Oliveira, engenheiro agrônomo que atualmente preside a Cooperbio. Nesta edição a organização conta com a parceria da prefeitura municipal de Seberi, Associação Nacional da Agricultura Camponesa (Anac), Fundação Universidade de Rio Grande (Furg) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

A técnica em agropecuária e integrante da direção do MPA, Viviane Chiarello, conta que “estão sendo finalizados os últimos detalhes da programação, mas todos os participantes estão sendo convidados para chegar de manhã logo cedo para participar de atividades que vão desde as tradicionais rodas de conversa, passando pela culinária tradicional camponesa, até a apresentações de artistas populares de projeção nacional que vão dividir o palco com talentos locais e regionais”.

Outro aspecto destacado pelos realizadores está na Feira de Economia Solidária, que viabiliza espaço de exposição e comercialização de produtos agroecológicos, alimentos originados em agroindústrias de matriz familiar, artesanato, publicações, peças de vestuário, entre dezenas de outras opções. “É na Feira de Economia Solidária que relembramos o desafio do Fórum Social Mundial, que nos desafia a construção de um novo mundo possível e uma nova economia necessária”, explica Viviane.


Feira de Economia Solidária é espaço para comercialização e também para a construção de relações entre os participantes / Foto: Divulgação

E não poderia se deixar de falar das sementes, simbolismo maior do evento: as sementes crioulas. “Celebrar as sementes crioulas é uma tradição milenar das agricultoras e dos agricultores camponeses. Para eles, a semente não pode ser reduzida ao valor monetário e convertida em moeda. Ela precisa, antes de tudo, exercer o seu papel social de perpetuar a vida, fundamentar a soberania alimentar e firmar a autonomia dos homens e mulheres que dedicam-se a exercer o sagrado ofício de produzir alimentos para todos os demais”, explica a engenheira agrônoma e mestre em Fitotecnia Bernadete Reis. Ela destaca ainda que está sendo construída uma grande aliança entre diversos segmentos que se somam a partir do simbolismo da semente para preparar um evento com estrutura ampliada em relação às edições passadas.

“Há toda uma tradição e um simbolismo nessa relação entre as camponesas, os camponeses e as suas sementes que procuramos valorizar, especialmente em momentos que as colocam em evidência, como quando celebrantes de diferentes credos se dão as mãos para abençoar as sementes e os trabalhadores. Ou através da mesa comum da partilha onde centenas de variedades de sementes e mudas são compartilhadas para que sejam preservadas e multiplicadas por guardiões e guardiães dos mais diversos locais que vem até Seberi participar da festa”, acrescenta a mestranda da Universidade Estadual Paulista, Luiza Pigozzi, que conheceu a estrutura da Cooperbio através de um estágio interdisciplinar de vivência e acabou por se integrar em definitivo ao quadro de colaboradores militantes que tocam a cooperativa.


Ações de divulgação foram intensificadas na última semana, no destaque o convite ao ministro Paulo Teixeira (MDA) e ao presidente da Conab, Edegar Pretto / Foto: Catiana Medeiros

“De imediato convidados a todos e todas para deixar a data do sábado, 16 de março, para vir até a Cooperbio participar de um dia inteiro de atividades junto conosco. Já temos a confirmadas as vindas de delegações de todas as regiões do RS e de grupos de SC e do PR, bem como de representantes de outras regiões do país e até mesmo do exterior. Também teremos consideráveis reforços no segmento científico, com a participação confirmada de pesquisadores da Embrapa e de diversas universidades e institutos federais”, acrescenta o presidente da Cooperbio.

Ingressos

Aquisição ou reserva de ingressos para o almoço e maiores informações podem ser obtidas através dos seguintes contatos de WhatsApp:

- Organização e infraestrutura: (55) 9 9963 7673

- Coordenação e logística: (54) 9 9687 9490

- Feira de Ecosol e ações coletivas: (49) 9 8848 8036

- Mobilização e alimentação: (55) 9 9938 7833


Edição: Marcelo Ferreira