Minas Gerais

HOMENAGEM

Brasil de Fato MG recebe honraria na Câmara Municipal de BH por seus 10 anos de atuação

Jornal nasceu com o propósito de produzir notícias a partir de uma visão crítica e vinculado à luta popular

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Jornal tem uma das trajetórias mais longas em relação aos jornais populares e não comerciais. - Foto: Nádia Nicolau

O Jornal Brasil de Fato MG recebe, nesta sexta-feira (1), um diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A honraria faz parte das comemorações pelos 10 anos do veículo, e foi solicitada pelo vereador Bruno Pedralva (PT).

Na solenidade, que acontece a partir das 19h, na casa legislativa, o jornal receberá uma homenagem em virtude de seu trabalho independente exercido em território mineiro, que traz uma visão popular dos acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. 


Solenidade acontece a partir das 19h na CMBH. / Arte: Ana Carolina Vasconcelos

A história 

Em 2023, o Brasil de Fato MG completou 10 anos de existência, uma das trajetórias mais longas em relação aos jornais populares e não comerciais. A iniciativa nasceu em 2013, para suprir uma necessidade do estado, com a cobertura de eventos não atrelados à elite econômica de Minas Gerais. 

“Em 2013, nós realizamos muitas plenárias de movimentos populares em luta contra o neoliberalismo no estado, contra os governos do PSDB de Aécio Neves e Antonio Anastasia, e sempre a demanda da comunicação vinha com muita força”, reforça Frederico Santana, integrante do conselho editorial do jornal. 

No jornal, as pautas e linhas editoriais são definidas junto à sociedade organizada, o que, na avaliação da editora do jornal, Larissa Costa, garante maior representatividade e é uma das razões da longevidade do veículo. 

“O Brasil de Fato só chegou até aqui por causa das parcerias que a gente construiu ao longo do tempo, sobretudo com os movimentos populares aqui do estado. Desde 2003, há 20 anos, nossa história já passava pela relação com os movimentos populares do campo e da cidade”, lembra. 

Serviço

Homenagem ao Brasil de Fato MG

Data: 1/3/2024
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Belo Horizonte 
 

Edição: Leonardo Fernandes