Paraíba

CULTURA POPULAR

Comemoração do Dia Municipal do Cavalo Marinho e Boi de Reis ocorre neste sábado (02)

Na programação: Maracatu Nação Pé de Elefante, Boi de Reis Estrela do Norte, Frevoada e Cavalo Marinho Infantil Sementes

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Thercles

Viva a Cultura Popular! Neste sábado (02) ocorre a comemoração do Dia Municipal do Cavalo Marinho e Boi de Reis. O evento, que já está no segundo ano, terá início a partir das 17h, na Rua da Alegria, nº165, no bairro dos Novais. Este ano, a festa contará com a presença do Maracatu Nação Pé de Elefante, Boi de Reis Estrela do Norte do Mestre Pirralhinho, o grupo Frevoada, e o Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi.


Reprodução / Card Reprodução

O reconhecimento foi uma propositura do vereador Marcos Henriques - com articulação de Zé Silva e do Grupo de Estudos Coco Acauã - e foi instituída através da Lei 13.768/2019, destacando o dia 27 de fevereiro, dia do nascimento de João Antônio do Nascimento Pereira, o mestre João do Boi, como o dia municipal da brincadeira. No entanto, a festa de comemoração ocorrerá no sábado, dia 02 de março.

Este ano, o evento tem incentivo da Secretaria de Cultura - Secult-PB, da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura.


Reprodução / Foto: Thercles

Para a Mestra Tina, que é a organizadora do evento, a festa é uma celebração da luta pelo reconhecimento. 

“Para nós é uma alegria muito grande porque é algo que a gente bateu muito para conseguir esse recurso da lei Paulo Gustavo. A gente esperava muito por isso e está sendo com muita fé; graças a Deus fomos contemplados com esse edital”.

Ela conta que no ano passado a comemoração se deu por iniciativa dos brincantes.

“Ano passado fizemos de vontade própria, da amizade dos grupos, e esse ano vamos ter essa ajuda, esse reconhecimento.  E é muito importante que estejam circulando com a cultura popular. O nosso Bairro dos Novais está carente dessas expressões. A gente aqui tinha o Centro Popular de Cultura, conhecido como CPC, e todo ano realizava encontros de cultura popular. Mas quando o CPC foi desativado, ficamos sem espaço para fazer nossos encontros, a festa da comunidade, que também recebia vários grupos de vários lugares . Estamos começando a resgatar isso, porque tem muitos brincantes que pararam por um tempo por conta dessa parada que teve do CPC. E, aos poucos, estamos começando a divulgar nossos trabalhos e também essa rapaziada nova e aqueles que passaram muito tempo sem brincar retornando as brincadeiras”


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa