Ceará

Solidariedade

MST Ceará realiza doação de alimentos para famílias desabrigadas pelas chuvas em Santa Quitéria

O MST distribuiu sete toneladas de frutas e legumes e cinco mil litros de leite para 150 famílias

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os alimentos foram distribuídos nos bairros Cinzas e Flores e na Rua dos Correios, no centro da cidade. - Foto: Davi Silva/Comunicação MST

Na manhã do último sábado (2), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) distribuiu sete toneladas de frutas e legumes e cinco mil litros de leite para 150 famílias desabrigadas pelas enchentes ocorridas nas últimas semanas, na sede do município de Santa Quitéria, no Ceará. Os alimentos foram distribuídos nos bairros Cinzas e Flores e na Rua dos Correios, no centro da cidade. Banana, mamão, batata-doce, abóbora, leite, entre outros itens, foram distribuídos durante a ação de solidariedade.

Estiveram presentes o deputado estadual Missias, do MST, o gerente regional da Ematerce, Valdemir Mesquita, o secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da DAS, Pedro Neto, a vice-prefeita da cidade, Lígia Protásio, o vereador do PT de Tamboril, Geovani Santos, representando o governador do Ceará o secretário de Articulação Política, Miguel Braz, representando o Instituto Veredas, Marcos Antônio e o dirigente nacional do MST, Gene Santos, além de militantes e dirigentes do MST do município.

"É muito bom contar com a ajuda de vocês, estamos realmente precisando. Muito obrigada pela partilha, nesse momento que o nosso município passa por uma situação delicada", agradeceu Bruna Narcisa, uma das moradoras do bairro Cinzas.

Claudia Martins, da direção do MST no município, destacou a importância de promover ações de solidariedade diante da situação que se encontra o município, principalmente os bairros mais periféricos, e destacou: “Estamos promovendo essa ação com os frutos da nossa luta. Esses alimentos são o resultado da Reforma Agrária, e não é que está sobrando na nossa mesa, mas é que a gente entende que a solidariedade é um dos princípios da nossa luta. Quando a gente ocupa os latifúndios para que estes cumpram sua função social, é com o objetivo de garantir o alimento na mesa do povo, na mesa de quem precisa e, principalmente, respeitando a natureza, produzindo alimento saudável".

As sete toneladas de frutas e legumes distribuídos durante a ação de solidariedade vieram em sua maioria do Acampamento Zé Maria do Tomé, localizado em Limoeiro do Norte. Já os cinco mil litros de leite foram fornecidos pelo laticínio Terra Conquistada, situado em Quixeramobim, que realizou todo o processo de agroindustrialização do leite vindo dos assentamentos da região.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa