Rio Grande do Sul

CULTURA

Sedufsm leva apresentações de Pedro Munhoz a Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Santa Maria

Cantor, poeta e ativista social se apresenta em projeto da seção sindical de docentes da UFSM com entrada franca

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Pedro Munhoz retorna ao RS para apresentações no mês de março, incluindo programação na UFSM - Divulgação

Pedro Munhoz retorna ao RS nos próximos dias e apresentações na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão no roteiro do trovador. Na quarta-feira (13), a Seção Sindical dos Docentes da UFSM realiza, pela primeira vez, o projeto ‘Cultura na Sedufsm’ no campus em Palmeira das Missões (auditório do campus, a partir das 11h).

:: Do Piauí ao Rio Grande do Sul: Pedro Munhoz volta à estrada levando canções, poemas e histórias ::

Na quinta-feira (14) a apresentação acontece em Frederico Westphalen (Centro de Convivência do campus, a partir das 10h), que terá como destaque a apresentação musical de Pedro Munhoz. Já na sede, em Santa Maria, a apresentação vai acontecer no dia 18 de março, às 17h30, no Auditório Flavio Schneider (prédio 42, junto ao Centro de Ciências Rurais).

A 84ª edição do projeto, que iniciou no ano de 2005, traz à cena o cantor, compositor e trovador gaúcho, hoje radicado na Bahia, Pedro Munhoz, também com reconhecido papel como ativista junto a movimentos sociais e populares. O projeto cultural está inserido na programação de “acolhimento docente”, que ocorre de 11 de março a 1º de abril. Todas as apresentações acontecem com entrada gratuita para toda a comunidade acadêmica e público em geral.

Nascido em Barra do Ribeiro (RS), Munhoz tem 63 anos. Gravou diversos álbuns e percorreu mais de 20 países fazendo apresentações musicais. Em 1999, foi vencedor do 1º Festival Nacional da Reforma Agrária, realizado em Palmeira das Missões (RS), com a canção ‘Procissão dos retirantes’. E, em 2013, a música ‘Canção da Terra’, de sua autoria, regravada pelo grupo ‘O Teatro Mágico’, tornou-se a primeira música de livre distribuição e gestão de obra feita pelo autor a fazer parte de uma trilha sonora de telenovela (Flor do Caribe, da Rede Globo).

Além das canções e poemas que retratam histórias vividas e testemunhadas ao longo de suas andanças - sejam elas vividas, presenciadas ou ouvidas -, Munhoz traz consigo a reedição de seu primeiro livro, "Poemais e Outras Canções Urgentes", também busca fortalecer a livre distribuição de todo seu cancioneiro, disponibilizado via plataforma Palco MP3, bem como a íntegra do DVD gravado no Café Fonfon, em Porto Alegre, e que na primeira edição acompanhava o livro em formato físico (para assistir clique aqui).

Programação de acolhimentos a docentes e comunidade da UFSM

A Sedufsm preparou uma programação ampla para promover o acolhimento da categoria docente e da comunidade universitária em geral no retorno às aulas na UFSM. A agenda tem início na segunda, 11 de março, estendendo-se até o começo de abril.

O diretor de Comunicação do sindicato, professor Leonardo Botega, destaca que “mais uma vez a Sedufsm irá recepcionar a categoria trazendo as pautas da categoria docente, tais como salário, carreira e condições de trabalho”.

A respeito do projeto ‘Cultura na Sedufsm’, Botega frisa que “são formas de contatar com a categoria através da troca de afetos e da luta social”. Para mais detalhes acerca da programação de acolhimento promovida pela Sedufsm, acesse o site da seção sindical.

* Com informações de Fritz R. Nunes, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm.


Edição: Katia Marko