Paraíba

FEMINISMO

Movimento de Mulheres e Feministas da PB encerra Jornada Feminista com ato político-cultural, no bairro do Rangel, em João Pessoa

O ato será nesta sexta-feira (22) e contará com serviços de proteção à mulher, rodas de diálogos e atrações culturais

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Registro do Ato Político Pela Vida das Mulheres, em 8 de março de 2024, no Ponto de Cem Réis, João Pessoa (PB). - Foto: Joana Darc da Silva.

A Jornada Feminista 2024, promovida pelo Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba, será encerrada com um ato político-cultural, nesta sexta-feira (22), na Praça da Amizade, no bairro do Rangel, em João Pessoa, a partir das 14h. O evento terá serviços de proteção à mulher, rodas de diálogos,  atrações culturais, leitura do Manifesto Pela Vida das Mulheres da Paraíba, falas políticas e feira preta, na qual mulheres vão expor seus trabalhos artísticos. 

O encerramento da jornada tem como objetivo a aproximação com as mulheres de comunidades. “Fizemos uma reunião com um grupo de mulheres da comunidade São Geraldo, no Rangel, para escutá-las, e saber delas seus anseios, estar juntas. Foi de extrema importância para alinharmos as coisas”, explica Cely Andrade, ativista do Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba e do Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PB.

Durante o evento, os serviços de proteção à mulher que serão ofertados são do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, vinculado à Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (CRMEB/PMJP) e da Patrulha Maria da Penha, ligada à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana – PB. 

Além disso, as Violências Raciais e Violências Contra Mulheres com Deficiência e a Justiça Reprodutiva serão temas das rodas de diálogos. Nas apresentações culturais, estão Gláucia Lima, Lua Isa, Cida Alves, Baque Mulher JP e a mestra cirandeira Vó Mera, uma artista moradora do bairro do Rangel e uma das mais importantes personalidades da cultura popular paraibana. 


Ato Político Cultural Pela Vida das Mulheres/8 de março de 2024. / Divulgação/@movmulherespb.

“Muitas são as vezes que fazemos o discurso de estarmos nas periferias, para realizarmos trabalho de base, e não conseguimos. Enfim, penso que esse é verdadeiramente o primeiro passo para muitos que provavelmente virão”,  comenta Cely Andrade, sobre o local do ato. 

Perfil da população feminina da Paraíba

Segundo a 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher Contra a Violência, lançada em novembro de 2023, apenas 19% das paraibanas afirmam conhecer muito a Lei Maria da Penha, porcentagem que fica abaixo da média nacional (24%). O serviço de proteção à mulher mais conhecido pelas paraibanas é a Delegacia da Mulher (92%). Entretanto, 73% afirmam conhecer pouco sobre a Medida Protetiva. De acordo com a mesma pesquisa, 66% das mulheres paraibanas são pretas, pardas ou indígenas e 34% são brancas ou amarelas [sic].

Serviço

Evento: Ato Político-Cultural Pela Vida das Mulheres 
Data: 22 de Março 2024
Local: Praça da Amizade, bairro do Rangel, João Pessoa (PB)
Horário: 14h-18h30
Durante todo o evento: Feira Preta - Mulheres vão expor seus trabalhos artísticos

Programação Geral
14h - Concentração 
14h30 até 14h40 
Palco
Abertura 
Leitura do Manifesto: Marina Blank e Jô Pontes
 
Palco

14h40 até 15h
 Atração cultural: Gláucia Lima
15h até 15h10
Falas políticas 
15h10 até 15h50
Roda de diálogo
Justiça Reprodutiva:
Roda Justiça Reprodutiva e Religião 

Palco
15h50 até 16h10
Atração cultural: Lua Isa
16h10 até 16h20
Falas políticas 
16h20 até 16h40
Atração Cultural:Cida Alves 
16h40 até 17h30
Rodas de diálogo:
- Violências raciais e Violências contra mulheres com deficiência
- Justiça Reprodutiva
 
Palco

17h30 até 17h40
Falas políticas
17h40 até 18h
Apresentação cultural: Baque Mulher JP
18h até 18h10
Falas políticas 
Encerramento 18h10 até 18h30
Atração cultural: Vó Mera

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa