Rio Grande do Sul

SUSTENTABILIDADE

Cooperativa Justa Trama vai fornecer enxovais agroecológicos para o Hospital Conceição

Iniciativa promove inclusão produtiva de mulheres da economia solidária e visa aumentar bem-estar de pacientes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Assinatura do contrato contou com a presença de gestores do GHC e representantes das cooperativas - Foto: Lorenzo Mascia

O Hospital Conceição, em Porto Alegre, vinculado ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e ao Ministério da Saúde, assinou contrato com a Cooperativa Central Justa Trama para a fornecimento de peças de enxovais hospitalares a partir de algodão orgânico agroecológico. Pelo contrato, serão confeccionadas mensalmente 100 fronhas, 300 lençóis adulto e 300 lençóis infantis.

:: Seminário da Unisol RS reúne empreendimentos da alimentação e agricultura familiar no Litoral Norte ::

A Justa Trama, sediada a capital gaúcha, é uma cadeia de produção têxtil baseada no algodão agroecológico. Seu sistema produtivo é ecológico e sustentável, com atuação em rede. Sua produção e comercialização seguem os princípios da economia solidária de comércio justo e solidário, fundamentada em relações de produção sem exploração. É integrada por 700 cooperadas e cooperados distribuídos em cinco estados.

A iniciativa faz parte dos compromissos do GHC estabelecidos nos Planejamento Estratégico e Comunicativo/2023-2030, de aumentar o bem-estar e o conforto dos usuários do SUS no ambiente hospitalar, além de promover a inclusão produtiva de mulheres e a sustentabilidade ambiental. Os tecidos feitos de algodão são propícios para o uso hospitalar, pois possuem mais maleabilidade, conforto térmico, absorção de umidade e delicadeza à pele dos pacientes.

O contrato totaliza um valor de R$ 290.700,00. A assinatura ocorreu no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo do GHC, com a presença de mulheres cooperativadas, de diretores do hospital e da Justa Trama e o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Luis Fernando Rosa.

A diretora-presidente da Cooperativa Univens - Justa Trama, Nelsa Nespolo conta que a cooperativa tem 28 anos. "Nós começamos em maio de 1996 com o objetivo de costurar para o Hospital Conceição, então, é um dia de muita festa, emoção e de muito sonho construído. A dimensão para nós, para a economia solidária e para as mulheres é que tinha que ser no Mês da Mulher a assinatura do contrato porque quem senta em uma máquina para costurar são mulheres, essencialmente, não só em Porto Alegre, mas no Brasil inteiro".


Roupas de algodão orgânico agroecológico produzidas pela Justa Trama / Foto: Tiago Raupp

"Muito além de um contrato"

O diretor administrativo e financeiro do GHC, João Motta, conta que "quem conhece essa experiência de rede de cooperação percebe que são milhares de pessoas que hoje, por meio da economia solidária, enfrentam a chamada economia global com esperança e com trabalho".

O chefe de gabinete do GHC, Alex Borba, ao saudar os presentes, disse que "é uma satisfação muito grande poder estar aqui hoje cumprindo essa etapa do nosso planejamento estratégico. Estamos dando um passo fundamental que é formalizar uma parceria que vai muito além de um contrato".

O Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A. é uma empresa pública e estatal vinculada ao Ministério da Saúde (MS). É composta pelos Hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atendimento Psicossociais, Escola de Formação em Saúde (Escola GHC), Consultório de Rua e Centro de Logística (CELOG).

É 100% SUS e atua em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Saúde que tem o município de Porto Alegre como gestor do Sistema. Os hospitais do GHC são responsáveis por 31% do total de internações hospitalares na capital do RS. No que diz respeito à oncologia, o grupo é responsável por 27% das consultas e 42% dos tratamentos relacionados ao câncer na capital gaúcha.

* Com informações do GHC


Edição: Marcelo Ferreira