Ceará

AGENDA CULTURAL

Lazer e cultura: final de semana no Ceará está recheado de atividades para curtir com a família

Exposições artísticas, oficinas, apresentações culturais e feirinhas marcam o final de semana aqui no estado.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) - Secult CE

Mais um final de semana chegando e o que não falta é programação para curtir os dias de descanso. Por isso, o Brasil de Fato Ceará separou uma agenda repleta de atividades para que você possa curtir o final de semana ao lado de sua família e amigos.

Museu de Arte Contemporânea do Ceará

O Museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) está com inscrições abertas para a oficina educativa gratuita “Pr’onde esse mapa aponta?

A oficina será ministrada pelo artista e arte-educador Felipe Teles no próximo sábado (13), das 14h30 às 17h30, na Sala Experimental do Educativo MAC-CE. As inscrições podem ser realizadas até 10 de abril, via formulário de inscrição.

Casa de Saberes Cego Aderaldo - Quixadá

Amanhã, 12 de abril, a Casa de Saberes Cego Aderaldo irá realizar a sexta cultural, destacando suas principais atrações, como exposição de fotografia, lançamento de livro, cine beija-flor e feira de economia criativa. A programação é um convite para se conectar com a riqueza cultural que cerca o município de Quixadá, uma oportunidade de celebrar a beleza da diversidade e fortalecer os laços comunitários. 

18h30 – Bodega da Casa: projeto que visa fomentar a economia criativa no Sertão Central, promovendo apoio às iniciativas de pequenos empreendedores no formato de feirinha, nos segmentos de gastronomia, artesanato, reciclagem, brechós, dentre outros.

19h – Lançamento do Livro Madalena, de Caroline Diniz: “Madalena” é um manifesto de amor-próprio, resistência e inclusão. Escrito pela perspectiva sincera e corajosa de uma mulher bissexual, filha de nordestinos e criada na periferia, o livro oferece uma visão autêntica e emocionante das experiências vividas por mulheres, LGBTQIAP+, negros, nordestinos e periféricos. A autora, cujo pseudônimo é Madalena, mergulha nas profundezas de sua própria identidade e contexto social, e decidiu dar voz às suas próprias experiências e às daqueles que muitas vezes são marginalizados ou silenciados.

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento cultural responsável pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado, e que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, recebe esse final de semana a terceira edição da exposição fotográfica “O Que Não Nos Disseram”.

A exposição traz retratos e registros audiovisuais de 15 fotógrafas cearenses e será lançada no próximo dia 13 de abril, sábado, às 18 horas, no MIS-CE, em Fortaleza. A mostra é idealizada pela jornalista Andressa Meireles, o projeto dá destaque a histórias de ressignificação e força.

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo - Crato

Inaugurado em 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo está com programação de celebração de dois anos aberta. O equipamento cultural oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Sexta-feira (12)

14h às 18h: Oficina de cartazes - mãos que constroem tipos. Local: Ateliê de Artes e Ofícios, piso 1, blocl C.

14h30 às 16h: Lançamento do HQ “Juazeiro Verde”,. Local: Biblioteca.

16h: Visita Mediada - Retratos de golpes: registros históricos de 1964 que não reincidiram em 2023. Local: Exposição terra em transe.

16h às 19h: Feira de empreendedores. Local: Balaio.

17h às 18h: Crato em Movimento. Local: entrada principal.

17h às 19h: Exibição “Terra Kariri e Pe Ataju Jumali/Hot Air” (Ar Quente).

18h às 19h: Show da Banda Cômodo Marfim. Local: Parque.

19h às 20h: Show da Banda Sonika. Local: Parque.

 

Sábado (13)

8h às 13h: Vivência Ambiental - Geossítio Cachoeira de Missão Velha. 

14h às 18h: Oficina de cartazes - mãos que constroem tipos. Local: Ateliê de Artes e Ofícios, piso 1, blocl C.

15h às 17h: Oficina e Vivência de escalada recreativa. 

16h: Ativação Transformas. Local: Átrio.

16h: Partilha pública do projeto: Altar Trapiá. Local: Sítio Lagoa do Mato, Brejo Santo.

16h30: Exibição do filme “Cabocolino” e roda de conversa. Local: Sala de Formação 2.

17h às 18h30: Lançamento do livro “Se os monstros falassem português”. Local: Bosque.

 

Domingo (14)

9h às 10h: Prática de Yoga

9h às 10h30: Clube de Leitura com o livro “Julian é uma sereia”. Local: Bosque.

10h30 às 12h: Mediação literária para adultos - novo ciclo de contos. Local: Sala de vidro, bloco C.

16h: Tocadas na obra. Local: Casarão.

16h às 17h30: Vivência em Caboclinho. Local: Aldeia Sítio Leite, Juazeiro do Norte.

18h30 às 20h: Partilha pública do projeto “Romaria da encantaria: cultura, memória e territorialidade indígena em Juazeiro do Norte”. Local: Aldeia Sítio Leite, Juazeiro do Norte.

Teatro Dragão do Mar

Entre os dias 12 e 14 de abril, o Teatro Dragão do Mar receberá o “Fortaleza das Mulheres”, programação artística e mesas de debates do 10º Simpósio de Assistência ao Parto – Siaparto 2024 -, que lança luz sobre temas relativos à diversidade, aos direitos, à autonomia, ao respeito, à valorização, à luta contra o machismo estrutural e contra toda forma de violência, opressão, invisibilidade, desigualdade.

Sexta-feira (12)

19h: Mesa de debate “Quem somos?”, seguida pela apresentação “Famme Forte”, da cantora e compositora Nayra Costa.

 

Sábado (13)

19h: Mesa de debate “Por que falar sobre Direitos Reprodutivos?”, seguida pela apresentação da atriz, bailarina, diretora e palhaça Sâmia Bittencourt, com o espetáculo “A Mulher mais Forte do Mundo”.

 

Domingo (14)

18h:  Mesa de debate “Mulheres desejam? A relação entre o Sexo, o Desejo e a Maternidade”. O Grupo Tablado, dirigido por Graça Martins, apresenta toda a beleza das danças flamencas, celebrando a força e a potência femininas.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia