Pernambuco

1º DE MAIO

Com shows de brega, sindicatos realizam evento do Dia do Trabalhador em Brasília Teimosa, no Recife

Sindicalistas repetem proposta iniciada em 2023 e, em vez de concorrer com a praia, realizam manifestação na praia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Tradicional manifestação da classe trabalhadora saiu dos pontos mais comuns no centro do Recife e acontece mais uma vez na praia do Buraco da Velha - Vinícius Sobreira/Brasil de Fato

A manifestação organizada pelos sindicalistas no 1º de maio, no centro do Recife, sempre enfrentou forte concorrência da praia, preferência de muitos trabalhadores nesse feriado. Em 2023 as centrais sindicais decidiram também ir à praia e passaram a fazer o ato do Dia do Trabalhador na praia do Buraco da Velha, no bairro de Brasília Teimosa, comunidade no centro do Recife.

Em 2024 o ato político e cultural será novamente na Brasília, bairro com tradição de luta por território e histórico de entregar grandes votações aos partidos do campo democrático popular. A manifestação política e cultural tem início às 10h da manhã, com trio elétrico e dois shows das cantoras de brega Valquíria Santana e Carla Alves, além de falas políticas de lideranças dos trabalhadores.

Leia também: Confira o que abre e fecha do feriado do 1º de Maio na Região Metropolitana do Recife

Nas redes sociais, o presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores, Paulo Rocha, convocou a população para participar do “dia de lutar por novos direitos, confraternizar e fazer uma grande manifestação em defesa da classe trabalhadora”. Os trabalhadores pedem valorização dos servidores públicos.

A manifestação do 1º de maio deste ano tem como lema “Dia do trabalhador e da trabalhadora por um Brasil mais justo” e é organizada pelas centrais sindicais CUT, CTB, UGT, Força Sindical e Nova Central.

Edição: Vinícius Sobreira