Pernambuco

MEIO AMBIENTE

Deputada promove audiência pública nesta terça sobre prevenção contra catástrofes climáticas em Pernambuco

Evento deve tratar dos riscos e da prevenção contra deslizamentos de terra na RMR, cheias na Mata e seca no interior

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Jardim Monte Verde, na fronteira do Recife com Jaboatão, foi a área com mais vítimas de deslizamentos no inverno de 2022 - Brenda Alcântara/AFP/MetSul Meteorologia

Nesta terça-feira (4) a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebe uma audiência pública para debater os efeitos e riscos das mudanças climáticas para o estado de Pernambuco, além das estratégias para prevenir desastres causados por estes fenômenos. A atividade, aberta ao público, foi convocada pela deputada estadual Rosa Amorim (PT).

A audiência pública está agendada para as 9h, no auditório Senador Sérgio Guerra, que fica na rua da União, nº 367, bairro da Boa Vista, Recife. Para acessar a Alepe é necessário uso de calça comprida.

A deputada argumenta que a situação trágica do Rio Grande do Sul acendeu o alerta para os efeitos das mudanças climáticas já vividos em Pernambuco, além dos potenciais riscos. “Para além das inúmeras enchentes e desabamentos na região metropolitana e na zona da mata, as regiões sertanejas também vivenciam há anos o aprofundamento das estiagens. E tudo isso é causado pelos danos no meio ambiente. Por isso queremos debater e encaminhar ações concretas para mitigar os efeitos dessas mudanças”, diz Rosa Amorim.

São esperados que participem organizações da sociedade civil, órgãos do Governo do Estado e população interessada no tema, além de deputados que integram a Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, como Romero Sales Filho (UB), Luciano Duque (SD), Dannilo Godoy (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP) e Nino de Enoque (PL).

A Comissão de Meio Ambiente da Alepe deve aproveitar o evento para distribuir mudas de diversas espécies para serem plantadas pelo público presente. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, esta quarta-feira.

Edição: Vinícius Sobreira