Pernambuco

ENTRETENIMENTO

Cinema da Fundação disponibiliza 161 filmes pernambucanos para assistir na quarentena

A Cinemateca é um acervo destinado à coleta, catalogação, preservação, pesquisa e difusão da produção audiovisual de PE

Brasil de Fato | Recife |
Com salas vazias para evitar contágio, público pode assistir produções em casa - Ezequiel Vannoni

Nesses dias de quarentena em que o isolamento social impõe uma imersão para dentro de casa, muitas vezes o tédio o stress do confinamento são constantes. Nas redes sociais circulam várias dicas do que fazer para que esse período seja menos angustiante possível, dentre elas há dicas de livros, de exercícios, de receitas, dentre outras.


Para aqueles e aquelas amantes da sétima arte, o Cinema Fundação anunciou na última segunda-feira (30) que a Cinemateca Pernambucana está disponível 24h para quem quiser assistir aos 161 filmes do acervo. A fim de valorizar a produção do cinema de Pernambuco, conhecer os filmes da Cinemateca é uma boa dica para estes dias.


A Cinemateca é um acervo destinado à coleta, catalogação, preservação, pesquisa e difusão da produção audiovisual pernambucana. Lá, é possível encontrar não somente os filmes produzidos mas também os roteiros, cartazes, fichas técnicas de produção e fotografias. O foco principal da Cinemateca Pernambucana é a preservação e difusão digital do acervo que está disponibilizado no portal. Dentre os filmes do acervo é possível encontrar os premiados Boi Neon, Tatuagem e O Auto da Compadecida.


Com sede na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro de Casa Forte, zona norte do Recife, a Cinemateca está vinculada à Coordenação de Cinema da Fundaj, que gerencia as salas do cinema do Derby e do Museu.  A iniciativa é resultado de uma parceria com a coordenação do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com a TV Escola, instituições vinculadas ao Ministério de Educação.
Quem quiser conferir os filmes, é só acessar o site da Cinemateca Pernambucana e clicar em Acervo.

Edição: Monyse Ravena