Pernambuco

CORTES

Clientes acusam Celpe de suspender fornecimento de energia elétrica sem aviso prévio

Moradores denunciam que empresa não está respeitando prazo de 15 dias para negociação determinado pelo STF

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Algumas pessoas já estariam tendo o fornecimento de energia suspenso menos de uma semana depois da decisão do STF - Reprodução

Após uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 13 de agosto, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) começou a suspender o fornecimento de energia elétrica dos clientes inadimplentes. Mesmo com a continuidade do estado de pandemia de covid-19 e o aprofundamento crise econômica que afeta pessoas físicas e jurídicas, o que era o motivo para a suspensão dos cortes, a Companhia já começou a suspender o fornecimento nesta semana e pretende continuar.

O procedimento padrão da empresa é enviar uma notificação sobre a inadimplência e, depois disso, o consumidor tem um prazo de 15 dias para realizar o pagamento da fatura. Diferente disso, algumas pessoas já estariam tendo o fornecimento de energia suspenso menos de uma semana depois da decisão do STF.

Esse é caso da estudante  Amanda Rocha, que mora no bairro da Várzea, zona Oeste do Recife, e teve a energia cortada na última quarta-feira (19). “Eu já realizei o pagamento e eles já religaram, mas na rua em que eu moro várias pessoas tiveram a luz cortada e quando foram religar a minha, vários moradores reclamaram”, afirmou a estudante que estava há dois meses sem conseguir pagar, e conclui “dada a situação geral do país num momento de pandemia, todo mundo está perdendo o emprego, todo mundo tentando se virar em casa e as oportunidades estão cada vez mais reduzidas, foi uma decisão péssima e uma falta de respeito com a população”.

O mesmo aconteceu com Maria Dalva Soares e João Gomes, donos do Bar do João no bairro Vila Mocó, em Petrolina, que tiveram a energia do estabelecimento cortada também nesta quarta-feira (19)  “Eu fiquei sem chão, porque a Celpe fechou durante a pandemia, não tinha como a gente ir lá procurar a conta de energia nem nada, a gente procurava a conta no site, mas não teve acesso à fatura e eles chegaram sem mandar aviso para a gente nem nada, já chegaram e foram cortando. A dona do ponto falou com eles, que não tínhamos recebido e nem conseguido tirar no site e eles vieram no outro dia de manhã para religar”, disse Dalva que ainda sofreu um assalto ao bar durante a pandemia, enquanto estavam trabalhando com delivery para tentar manter a renda. 

Atualmente, o bar possui uma fatura a pagar no valor de aproximadamente R$ 2.200,00, após negociação com a Celpe, referente aos meses que não conseguiu pagar. Até agora, ela conseguiu metade do valor para pagar a conta de energia e continuará com a campanha para conseguir a outra parte com ajuda de familiares, amigos e clientes através da venda de uma rifa. 

“O que a gente teve que fazer foi uma rifa para pedir ajuda de amigos, clientes, famílias e está todo mundo ajudando para que a gente consiga voltar a trabalhar, porque segunda-feira vão liberar o funcionamento dos bares e restaurantes até oito da noite”, afirmou Dalva, que espera que o retorno possibilite manter as contas em dia. 

Para quem quiser contribuir com a rifa, é possível através da conta no Instagram do bar e também pelos telefones (87)99661-6182 (Lucas Almeida) e do (87)98844-4318 (Dalva Soares). 

A Celpe informou que maioria dos mais de 3,7 milhões de clientes se mantém com as contas em dia e indica que os clientes residenciais com mais de duas faturas em aberto que enfrentam dificuldades, devem entrar em contato com o Portal de Negociação para pagamentos e parcelamento de débitos.

 “O corte de energia é o último recurso utilizado pela empresa, antes são adotadas medidas administrativas para a quitação da dívida. Para evitar a suspensão do fornecimento de energia, a empresa está disponibilizando condições, realmente, diferenciadas aos clientes neste momento de dificuldade”, comentou o superintendente Comercial da Celpe, Pablo Andrade. 

Em nota, a empresa informou que os clientes inadimplentes estão sendo comunicados previamente da existência do débito, mas que se o consumidor permanecer inadimplente, a empresa pode realizar a suspensão do fornecimento e a energia apenas será restabelecida em até 48 horas após a quitação das faturas em aberto.

Edição: Vanessa Gonzaga