Pernambuco

RÁDIO

Dia da Liberdade ao Culto é destaque no Programa Brasil de Fato PE

Entrevistada é Ìyálaxé de um dos terreiros de origem africana considerado um dos mais antigos da América do Sul

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

O dia 7 de janeiro é lembrado como o Dia da Liberdade de Culto - Eduardo Knapp/Folhapress

Segundo dados de 2019, só no primeiro semestre do ano, houve um aumento de 56% no número de denúncias de intolerância religiosa quando se compara ao mesmo período do ano anterior. A maior parte dos relatos foi feita por praticantes de crenças como a Umbanda e o Candomblé, de matriz africana. Neste dia 7 de janeiro, é celebrado o Dia da Liberdade ao Culto. Para falar sobre o tema, o Programa Brasil de Fato Pernambuco convida a Ìyálaxé Helaynne Sampaio, do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, terreiro de Mãe Amara, de tradição Nagô, para conversar sobre a importância da data. 

Além disso, confira reportagem sobre o Janeiro de Grandes Espetáculos, evento que acontece há 27 anos e neste ano se reinventa em formato híbrido, com 48 apresentações culturais. A edição traz também informações sobre a vacina para a covid-19, no quadro "UpVacina": você se preocupa com a possibilidade de reações adversas às vacinas? 

O programa é veiculado na Rádio Clube 720 AM, todos os dias, das 14h às 15h. Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.

Edição: Vanessa Gonzaga