Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Museu Poço Comprido inicia celebração da Consciência Negra na Zona da Mata pernambucana

Programação tem mostra gastronômica, apresentações, oficinas e exibições de filmes até o sábado (20)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Uma das apresentações confirmadas na programação é do grupo Coco Raízes de Arcoverde - Divulgação

As comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, no Museu Comunitário Poço Comprido, em Vicência, na Zona da Mata pernambucana, iniciaram nesta terça (16) e vão até o sábado, dia 20. Este ano, a programação traz várias ações culturais, como oficinas, seminários, exibição de filmes, mostra gastronômica e apresentações de grupos de cultura popular.  

Desde 2008, o evento é realizado no local. A proposta é enaltecer a história e a produção dos artistas negros da região da Zona da Mata Norte.  Este ano, o evento comemora 13 anos, e traz como tema: "Porque a arte nos faz viver e nos enche de esperança" - como forma, também, de celebrar a retomada das atividades culturais do museu, que ficou por quase dois anos sem atendimento ao público por conta da pandemia. 

Uma das novidades do retorno é a primeira exposição permanente voltada à temática racial no museu, que também terá uma exibição itinerante por escolas da cidade. A mostra "As memórias afro-brasileiras" traz retratos e relatos dos fatos vividos pela população negra no século XVI e XIX na região do Vale do Sirigi, localizadas entre as cidades de Vicência e São Vicente Ferrér.

Na programação, uma diversidade de ritmos, sons, movimentos e artistas locais, regionais e internacional.  Entre eles, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Assisão e o Coco Raízes de Arcoverde, de cidades do Sertão pernambucano. Também participam o Maracatu Raízes de Pai Adão, do Recife, entre outros. Há, ainda, apresentação do Grupo Netos de Bandim da Guiné Bissau, da África, que promete abrilhantar a festividade. 

Além disso, o evento abre espaço para gastronomia local e regional, com receitas, pratos e delícias da cozinha afro, de origem da Zona da Mata e região. O cardápio é assinado pela chef e consultora em gastronomia, Andrea Hunka. Produções artesanais de artistas da cidade e do entorno, vão integrar as atividades culturais durante os dias da programação em uma feira de artesanato. 

Uma das novidades desta edição da festividade da Celebração da Consciência Negra, é atrair o público interessado em acampar no Museu Poço Comprido. Neste caso, é necessário pagar taxa de R$40, que equivale a cinco dias de atividades. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (81) 9 9638.2471. Até esta quarta (17), é cobrada uma taxa social de R$10 para a entrada no museu. Na sexta-feira, 19, a visitação será gratuita. Grupos maiores devem agendar a visita entrando em contato pelo telefone: (81) 9 9798.7117.

Confira a proramação:

 

17/11 - Quarta -feira

Seminário: "Respeito não tem cor, tem consciência". Apresentação  de Vera Baroni, feminista e ativista negra dos direitos humanos.

Local: Auditório Frei Caneca, instalado dentro do Museu Poço Comprido.

Horário: 9h

 

18/11 - Quinta-feira

Encontro Afro Mirim

Horário: 13h30 

Público-alvo: Alunos da Creche Maria de Lourdes Monteiro, e do Centro Educacional Mãos de Luz, Vicência. 

15h - Apresentação cultural Mamulengo Flor Mimosa, de Vicência. 

 

19/11 - Sexta-feira

8h30 - Mostra Gastronômica afro-brasileira.

9h30 - Apresentação cultural Cacá Violeiro em um bate-papo "Discutindo racismo", com  grupo "Sankofa" da Escola de Referência Padre Guedes, Vicência. 

10h30: Seminário" As memórias afro-brasileiras do Vale do Siriji". A mediação é da produtora cultural, Joana D' Arc Ribeiro. Já a apresentação é do pesquisador, professor, Uenes Gomes. 

12h30 - Entrega dos certificados do s cursos "Vale do Siriji e seus remanescentes engenhos de açúcar" e "Dança afro: identidade nossa"

15h - Visita guiada pelo Museu Comunitário Poço Comprido.

20h - Apresentação cultural do Maracatu Leão da Floresta de Vicência.

20h30 - Apresentação cultural híbrida do Grupo Cultural Netos de Bandin.

21h - Apresentação cultural do Coco Raízes de Arcoverde.

22h-  Apresentação cultural da Ciranda Bela Rosa, do Mestre Bi, de Nazaré da Mata. 

 

 

20/11 - Sábado 

9h - Cortejo do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, do Recife.

20h - Show cultural do Baixinho dos Oito Baixos.

21h - Grupo Xaxado Cabras de Lampião

22h -  Toadas de Pernambuco

23h - Maciel Salú

00h - Assissão

Edição: Vanessa Gonzaga