Pernambuco

RÁDIO

Etnias indígenas de Pernambuco são destaque na nova temporada do programa Prosa e Fato

Edição conversa com o antropólogo Fulni-ô Wilke Torres e com Silvinha Xukuru, do Coletivo de mulheres Xukuru

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Povo Xuluru_Renato Santana_Cimi
Tradicional descida do povo Xukuru da Serra do Ororubá, no 20 de maio, data que marca o assassinato do cacique Xikão Xukuru - Renato Santana/Cimi

Neste primeiro episódio da nova temporada do Programa Prosa e Fato, trazemos o especial “Etnias Indígenas de Pernambuco”. Com a emergência das lutas indígenas, especialmente após a possibilidade do Marco Temporal, e conquistas como o voto favorável à Declaração dos Direitos Humanos sobre direitos dos povos indígenas, na prática, a garantia dos direitos humanos dos povos indígenas ainda enfrenta inúmeros obstáculos de ordem política, social e econômica.

Diante desses ataques orquestrados pelo agronegócio e mineração e de uma crise sanitária a nível global, vamos debater com lideranças indígenas de diversas etnias oriundas de Pernambuco como esses povos tem vivenciado esse período e quais lutas têm sido travadas na atualidade. 

Na edição desta semana, conversamos com Wilke Torres de Melo, indígena Fulni-Ô e Antropólogo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Pernambuco e Silvinha Xukuru, do Coletivo De Mulheres Xukuru e do Copixu, o Conselho Dos Professores Indígenas Xukuru De Ororubá.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga