Pernambuco

RÁDIO

As Damas da Cultura Pernambucana: conheça Ana das Carrancas e Dona Duda no Prosa e Fato

Ana das Carrancas é conhecida como a Dama do Barro e Dona Duda como a Dama da Ciranda

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Ana Leopoldina dos Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, nasceu em 1923 em Ouricuri - Fred Jordão

No espaço da cultura popular, apesar de todas as contradições, é comum vermos mulheres sendo referências e referenciadas, seja no âmbito da música, na dança, na pintura ou no artesanato.

No programa desta semana vamos conhecer a história de duas damas da cultura pernambucana, Ana das Carrancas conhecida como  a “dama do barro” e Dona Duda, reconhecida como a “dama da ciranda”. 

Nossas convidadas são Tamires Coêlho, petrolinense professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Cylene Araújo, jornalista, cantora e autora da mini-biografia “Dona Duda: a primeira cirandeira do Brasil”.

Ana Leopoldina dos Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas ou a ‘dama do barro’ nasceu no ano de 1923 num distrito de Ouricuri, sertão do Araripe pernambucano. Filha de artesã, desde criança Ana teve contato com o barro mas somente adulta, após se mudar para a cidade de Petrolina, onde se transformou em Ana das carrancas. Em 2006, ela recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Dois anos mais tarde, faleceu aos 85 anos, tendo transmitido seus conhecimentos às suas filhas que dão continuidade à sua obra.

Nascida como Vitalina Alberta de Souza Paz, Dona Duda como ficou conhecida, escolheu seu nome aos 8 anos de idade. Nascida no dia 16 de abril de 1923, a ‘dama da ciranda’ movimentou a praia do Janga com cirandas feitas, inicialmente, para divertir os filhos dos pescadores, nas décadas de 1960 e 1970. Compositora de mais 200 músicas, ela é uma grande referência da ciranda de Pernambuco e do Brasil. Em 2021 a Funndação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou o documentário ‘Dona Duda da Ciranda’ que aos 98 anos, contou as histórias  e versos das músicas que compôs. Dona Duda faleceu aos 98 anos no início de 2022.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga